Estimativa da produção mundial e do consumo de milho em 2018
O Farmnews destaca para a estimativa da produção mundial e do consumo de milho na próxima safra.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção mundial de milho na safra 2017/18 deve ficar cerca 3,4% menor que a safra anterior.
Isso porque a produção do grão deve ficar em 1,039 bilhão de toneladas, o que é inclusive abaixo da expectativa do consumo de milho em 2018, estimado em 1,065 bilhão de toneladas.
A Tabela a seguir apresenta os dados de produção de milho, comparando a safra 2016/17 e a estimativa para a próxima safra, segundo dados do USDA
O interessante é que a produção de milho deve cair em praticamente todos os principais produtores mundiais, exceto na Argentina.
Nos Estados Unidos é esperada a maior queda dentre os principais produtores mundiais (quase 6,0% de baixa). No Brasil, a previsão é que a produção do grão caia cerca de 3,0% em 2018.
A queda na produção de milho mundial e nos principais produtores mundiais, com exceção da Argentina, é ilustrada na Figura abaixo.
A Tabela a seguir destaca os dados do consumo de milho no mundo e nos principais países, comparando a safra anterior a e expectativa para 2018.
A expectativa é que o consumo de milho ao redor do mundo aumente ligeiramente (0,24%). E o aumento no consumo de milho será generalizado entre os principais consumidores mundiais.
O destaque é para o aumento esperado no consumo chinês, saindo de 232,0 milhões de toneladas na safra passada para 240,0 milhões na próxima. Em termos relativos o maior aumento do consumo deve ficar para a Argentina que, deve alcançar 12,5 milhões de toneladas (ao passado que em 2017 o consumo foi de 11,0 milhões).
O fato é que apesar da estimativa de queda na produção mundial e no aumento do consumo de milho, os preços do grão devem permanecer estáveis, pelo menos nos Estados Unidos.
Clique aqui e veja as estimativas de preços do milho para a próxima safra no país.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!