Preço futuro do boi gordo: volátil, mas com viés de alta

O preço futuro do boi gordo tem apresentado forte volatilidade na primeira metade de março, apesar do viés de recuperação.
A primeira semana de março foi de muita volatilidade (clique aqui), também devido a suspensão temporária de 3 plantas exportadoras de carne bovina do Brasil para a China que pressionou para baixo, as cotações no início de março.
No entanto, os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil em março de 2025 (clique aqui), fizeram os preços dos contratos disparar em março (10). E nesse contexto é importante comentar que a China embora seja, de longe, nosso principal cliente (clique aqui), o ritmo de compra dos EUA (clique aqui), além de outros países, tem aumentado de modo significativo nos últimos anos. Temos acompanhado o aumento das compras das Filipinas (clique aqui), Emirados Árabes Unidos e nosso antigo maior comprador, a Rússia (clique aqui).
Apesar do viés de alta, o mercado segue muito volátil, com um dia de queda forte sendo acompanhado de uma alta ainda mais forte, como mostram os últimos dias do contrato para vencimento em maio, por exemplo (primeira Figura).
A Figura abaixo ilustra a evolução diária do preço do boi gordo no mercado futuro, para maio de 2025 (B3) em Reais por arroba.

O preço futuro do boi gordo para maio de 2025 foi cotado a R$309,3 por arroba em março (12), considerando os valores do after-market, valor mais de 36,0% acima da média nominal (Cepea) de maio de 2024 (R$226,9).
E como temos destacado no Farmnews, o investidor Pessoa Física passou liderar o saldo na posição de venda em março (clique aqui), o que requer uma gestão de risco mais próxima, pois apesar da volatilidade, o mercado mostra sinais de que os preços seguem uma tendência de recuperação, especialmente para os contratos com vencimento a partir da segunda metade de 2025 (segunda Figura).
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre março e outubro de 2025, em Reais por arroba, no dia 12 de março, considerando os valores do after-market.

E sobre custo de produção, os dados do LAE-USP de fevereiro de 2025 mostraram que os custos de produção de bovinos confinados foram inferiores aos preços de venda. Isso mostra que a atividade de engorda, considerando o cenário apresentado, segue viável. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!