A variação da inflação e do boi gordo, em 2017 e nos últimos anos!
O Farmnews atualiza os dados da variação acumulada da inflação e do boi gordo ao longo de 2017 e nos últimos anos.
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada da inflação e do boi gordo, de janeiro de 2010 a novembro de 2017, segundo dados do mercado pecuário do Cepea/Esalq e da inflação pela FGV.
No acumulado, desde janeiro de 2010, a inflação perdeu para a variação de preços do boi gordo.
Isso porque o IGP-M acumulou alta de cerca de 57,0% no período, enquanto o boi gordo de 90,0%.
Pois é, isso pode sugerir um cenário favorável para o pecuarista ao longo dos anos. Mas o fato é que em um cenário mais recente a coisa não é bem assim.
A inflação tem acumulado variação superior a do boi gordo, como ilustra a Figura abaixo. Tal fato sugere que o custo de produção tem sido superior e comprometido a margem do pecuarista.
A Figura abaixo ilustra a variação acumulada da inflação e do boi gordo nos últimos 12 meses, ou seja, de dezembro de 2016 a novembro de 2017.
Nos últimos 12 meses a inflação medida pelo IGP-M acumula queda de 0,3%, ao passo que a queda dos preços do boi gordo neste período foi de 5,6%.
Veja também que a expectativa do mercado é que o consumo de carnes no Brasil nestas festas de fim de ano aumente em relação aos anos anteriores! Após 2 anos decepcionantes, o Natal voltará a ser comemorado pelas empresas de carnes do país.
Embaladas pelo ambiente econômico favorável, as vendas de produtos comemorativos podem crescer mais de 5% neste ano. Também o churrasco com cortes de carne bovina, deve ganhar espaço nas festas de fim de ano. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!