Ágio do bezerro em relação ao boi gordo, em 2017 e anos anteriores!
Qual a média anual do ágio do bezerro em relação ao boi gordo em 2017 e a evolução desse indicador nos últimos anos?
O Farmnews apresenta os dados anuais na Tabela a seguir, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.
A média anual ágio do bezerro sobre o boi gordo foi de 21% em 2017. Esse é o menor patamar desde o ano de 2013.
Vale destacar que a média do ágio do bezerro em relação ao boi gordo avaliada de 2006 a 2017 é de 24% e ao longo desse período o indicador atingiu a máxima de 40,0% em 2015 e a mínima de 13% em 2006.
A Figura abaixo ilustra a evolução anual do ágio do bezerro em relação ao boi gordo desde o ano de 2006.
O fato e que a queda no ágio do bezerro favorece a reposição para aqueles pecuaristas que dependem da compra de animais no mercado.
Isso porque a diferença de preços entre os bezerros e o boi gordo tem diminuído nos últimos anos, após um forte descolamento entre os anos de 2014 e 2015, em especial, colocando a relação de troca de bezerros por boi gordo em patamares bastante desfavoráveis para os compradores naqueles anos.
A Figura a seguir, por outro lado, apresenta o comportamento dos preços médios do bezerro, apurado em Reais por arroba e do boi gordo desde 2006.
O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967.
O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!