Arroba do boi e do bezerro, relação de preços no longo prazo
O Farmnews apresenta dados da relação mensal de preços da arroba do boi gordo e do bezerro, de 2000 a parcial de 2019.
O objetivo é mostrar como evoluiu o ágio do preço da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo em quase 20 anos de história.
A Figura a seguir ilustra a relação mensal de preços da arroba do bezerro frente ao boi gordo, segundo dados do indicador Cepea/Esalq, entre janeiro de 2000 e fevereiro de 2019.
O ágio médio mensal da arroba do bezerro frente ao boi gordo entre janeiro de 2000 e fevereiro de 2018 foi de 21,6%.
Pois é e, ao longo desse período de quase 20 anos, o ágio do bezerro em relação ao boi gordo oscilou entre a máxima de 46,8% em maio de 2015 e 0,8% em outubro de 2006.
Apesar da variação cíclica do ágio do bezerro em relação ao boi gordo, típico do ciclo pecuário de longo prazo (clique aqui), há uma tendência de que o preço do bezerro esteja se descolando do valor da arroba do boi gordo.
Tal fato pode ser melhor compreendido avaliando a evolução dos preços da arroba do boi gordo e do bezerro ao longo dos anos, como destaca a Figura a seguir.
A Figura abaixo ilustra o comportamento mensal dos preços do boi gordo e do bezerro, em Reais por arroba, valores nominais, entre janeiro de 2000 e fevereiro de 2019, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.
Entre os anos 2000 e 2008 os preços do boi gordo e do bezerro, em arrobas, eram mais próximos. No entanto, no início de 2019 os preços do bezerro apresentaram um descolamento mais nítido frente aos preços do boi gordo.
Isso explica a queda na relação de troca de bezerros por boi gordo no longo prazo (clique aqui).
O Farmnews apresenta o comportamento anual de preços da arroba do boi gordo em 2 décadas. Afinal de contas, como evoluíram os preços médios anuais da arroba do boi gordo em valores nominais e corrigidos, entre 1997 e 2018? Clique aqui e confira!
E do mesmo modo, clique aqui e confira como evoluíram os preços anuais da arroba do bezerro em quase 2 décadas.
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!