Participação da China na exportação de carne bovina cresce em 2019
A participação da China na exportação de carne bovina do Brasil cresceu em 2019 frente a 2018.
Isso porque entre janeiro e julho de 2019 os chineses compraram o equivalente a US$838,29 milhões, valor 15,0% maior que o apurado no mesmo período de 2018 (US$728,90 milhões).
A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em milhões de dólares, dos principais países exportadores entre janeiro e julho dos anos de 2018 e 2029, segundo dados do MDIC.
O faturamento com a exportação de carne bovina brasileira aumentou 13,6% no acumulado dos primeiros 7 meses de 2019. Aliás clique aqui e confira os dados completos de exportação de carne bovina do Brasil em julho de 2019.
E o aumento da participação da China na exportação de carne bovina nacional era esperado e tem sido discutido no Farmnews.
A crise de produção de suínos no país asiático (clique aqui) tem efeito positivo no mercado de proteína de origem animal (clique aqui) e negativo para a soja.
O reflexo negativo no ritmo de compra dos chineses no mercado de soja já tem sido observado (clique aqui). Inclusive o USDA espera que as compras de soja da China no mercado internacional caia para o menor nível em 5 anos na safra 2019/20. Clique aqui e saiba mais das previsões do USDA relacionadas a importação de soja para a China.
Vale destacar que não foi apenas a participação da China na exportação de carne bovina do Brasil que aumentou na parcial de 2019. Destaques ficam para o forte crescimento das compras da Rússia e dos Emirados Árabes Unidos, como destacam os dados da Tabela acima.
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!