Compare a variação dos preços do boi gordo no Brasil e Estados Unidos
O Farmnews compara a variação dos preços do boi gordo no Brasil e nos Estados Unidos, desde o ano de 2010.
A Figura a seguir ilustra a variação de preços do boi gordo no Brasil e nos Estados Unidos, considerando os valores acumulados de janeiro de 2010 a dezembro de 2017, em valores nominais. Os dados de preços do boi gordo do Brasil foram baseados no Cepea/Esalq, enquanto do boi gordo nos Estados Unidos os números são do USDA.
O interessante é avaliar que a variação dos preços do boi gordo no Brasil e nos Estados Unidos seguiram uma tendência relativamente próxima entre os anos de 2010 a 2014.
Contudo, a partir de 2015 houve o descolamento da tendência de preços do boi gordo nesses países. Isso porque os preços do boi gordo nos Estados Unidos assumiram um comportamento de queda e no Brasil os preços ficaram mais estáveis.
No acumulado desde 2010, a variação de preços do boi gordo no Brasil foi de 96,6%, em valores nominais. Já nos Estados Unidos a variação de preços do boi gordo foi mais modesta e de 25,0%.
A Tabela abaixo apresenta os dados de preços médios anuais do boi gordo nos Estados Unidos e a respectiva variação acumulada e anual.
Vale destacar também que os preços do boi gordo nos Estados Unidos, em valores nominais, tem apresentado 3 anos consecutivos de queda, de 2015 e 2017. Ao longo desta série iniciada em 2010 o pico de preços médio do boi gordo nos EUA ocorreu em 2014 (US$154,3 / cwt).
O Farmnews atualiza seus leitores para os dados que revelam os maiores produtores mundiais de carne bovina em 2017. Clique aqui e confira! Confira também os dados que revelam as projeções do consumo mundial de carne bovina, de 2018 a 2026. Clique aqui!
O Farmnews é o canal de notícias do agronegócio!