Dados trimestrais do abate de vacas no Brasil
O Farmnews atualiza os dados trimestrais de abate de vacas no Brasil, um dos principais indicadores de crescimento do rebanho.
A Figura a seguir ilustra a evolução trimestral do abate de vacas no País, segundo dados do IBGE, em milhões de cabeças, do 1° trimestre de 2014 ao 2° trimestre de 2018.
Os dados mostram que o abate de vacas no Brasil em 2018 tem aumentado em relação aos anos anteriores.
No 2° trimestre de 2018 o abate de vacas foi de 2,56 milhões de cabeças, enquanto no mesmo período do ano passado o abate de vacas somou 2,45 milhões de animais.
O abate de vacas no Brasil no 2° trimestre de 2018, na mesma base de comparação, foi menor apenas que o valor apurado no 2° trimestre de 2014, quando o abate de vacas foi de 2,90 milhões de cabeças.
Vale lembrar que no segundo semestre de cada ano o ritmo de abate de vacas cai sensivelmente devido ao período de estação reprodutiva.
Bom, estamos avaliando o abate de vacas em termos absolutos, mas, qual a taxa de abate de vacas em relação ao total de animais abatidos?
A Figura abaixo destaca a evolução da taxa de abate de vacas no Brasil, ou seja, o total de vacas abatidas sobre o número total de bovinos abatidos em cada trimestre, desde 2014.
Quando avaliamos a taxa de abate de vacas, vemos que o valor apurado no 2° trimestre de 2018 de, 33,1%, foi o mesma que o observada no 2° trimestre de 2017. Isso porque o abate total de bovinos no País apresentou alta (clique aqui).
Contudo, como a taxa de abate de vacas no Brasil apurada no 1° trimestre de 2018, de 35,9%, foi a maior desde 2014 para o período, a intenção acumulada de abate de vacas em 2018, pelo menos até o momento, tem aumentado frente aos anos anteriores (Figura acima).
Aliás, o Farmnews discutiu sobre o melhor momento para descartar as vacas de corte, já que essa é uma questão bastante particular, dependendo da estratégia de cada fazendeiro. E é ai que entra um outro importante ponto. Com quantos anos isso acontece, ou seja, com quantos anos e crias uma vaca retorna em lucro para o sistema produtivo? Clique aqui e saiba mais!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!