Em quais meses do ano a exportação de carne bovina do Brasil é maior?
O Farmnews mostra dados que revelam os meses do ano em que a exportação de carne bovina do Brasil alcança os maiores valores.
Como já apresentamos dados aqui, a exportação de carne bovina é maior na segunda metade de cada ano (clique aqui). E como temos apresentado os melhores meses para venda de boi gordo (clique aqui) e bezerro (clique aqui), um de nossos leitores também nos solicitou dados que mostram os maiores meses de exportação de carne bovina do Brasil. Então vamos lá!
E assim como fizemos para os preços do boi gordo e do bezerro, a ideia foi buscar uma base de dados mais recentes, nesse caso desde 2018, para captar as mudanças mais recentes do comportamento de vendas de carne bovina do Brasil para o exterior e também descartar os dados parciais de 2024 para apenas considerar dados completos de cada ano e evitar alguma distorção.
O Farmnews atualizou os dados que mostram a participação da carne bovina no total de carnes exportadas pelo Brasil, incluindo suínos e aves. Clique aqui!
A Figura apresenta a variação de embarque mensal de carne bovina in natura do Brasil (COMEX), em relação a média geral, considerando os dados entre 2018 e 2023.
O comportamento de venda de carne bovina do Brasil para o Brasil é bem definido, concentrando os melhores meses na segunda metade do ano. Contudo, é importante lembrar que em 2021 tivemos o efeito da suspensão temporária da exportação de carne bovina do Brasil para a China devido o caso atípico de vaca louca, comprometendo as vendas especialmente no mês de outubro daquele ano.
Desse modo, para efeito de comparação, vamos excluir os dados do ano de 2021 por completo, para uma comparação mais justa entre os meses (segunda Figura).
A Figura apresenta a variação de embarque mensal de carne bovina in natura do Brasil (COMEX), em relação a média geral, considerando os dados entre 2018 e 2023 (excluindo o ano de 2021).
O mês de outubro, quando excluímos o ano de 2021, marcado pela temporária suspensão dos embarques de carne bovina para a China, foi o que apresentou a melhor média de vendas, seguido de setembro e agosto, nessa ordem.
Isso mostra que a perspectiva de venda de carne bovina do Brasil para o exterior ainda tende a melhorar ainda mais em 2024 e contribuir para o movimento de recuperação do preço do boi gordo.
Vale lembrar que, acumulado parcial de 2024, até a primeira metade de setembro, o boi gordo passou a ser o destaque positivo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, com forte recuperação desde a mínima do ano, em junho. Clique aqui e saiba mais! O preço do boi gordo inclusive alcançou o maior patamar de 2024, tanto no mercado físico como futuro, na parcial de setembro. Clique aqui!
O Farmnews traz em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!