Preço do bezerro passa a ser foco de atenção!
O preço do boi gordo mostrou recuperação na segunda metade de 2024 e agora a atenção se volta, cada vez mais, para o preço do bezerro.
Vale lembrar que o preço da categoria de reposição ficou mais estável ao longo de 2024 (clique aqui), enquanto o boi gordo mostrou forte recuperação desde a mínima de junho (clique aqui), alcançando o maior patamar desde 2023 em setembro. Inclusive essa maior recuperação do preço do boi gordo em relação a categoria de reposição melhorou o poder de compra do pecuarista em setembro.
E por falar no assunto, o ágio do bezerro em relação ao boi gordo caiu para o menor patamar de 2024 no início de setembro. Clique aqui!
Pois é, com a valorização do boi gordo é momento de avaliar mais de perto o comportamento do preço do bezerro, que deve mostrar sinais mais fortes de valorização em breve. Aliás, o preço do bezerro também começou a mostrar um movimento de alta em 2024, embora ainda siga abaixo dos valores já alcançados em abril e janeiro (primeira Figura).
A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, ao longo de 2024.
O preço do bezerro acumulou alta desde a mínima do ano, em julho, mas segue no patamar próximo do que encerrou 2023 na parcial de setembro.
Vale lembrar também que tradicionalmente o preço do bezerro alcança os maiores valores médios no mês de dezembro. Clique aqui e confira os meses do ano em que o preço do bezerro são mais altos!
E além da perspectiva mais otimista de preço ao longo dos últimos meses do ano, como tende a acontecer, os dados do preço corrigido da categoria de reposição, no longo prazo também revelam uma expectativa igualmente otimista (segunda Figura).
A Figura ilustra a evolução mensal do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) corrigido pelo IGP-M de agosto de 2024, avaliado em Reais por cabeça, entre 2010 e a parcial de setembro de 2024.
É interessante observar que em 2024 o preço do bezerro andou praticamente de lado, o que acontece após um ciclo de baixa (Figura acima), o que aumenta a expectativa de um novo ciclo consistente de alta nas cotações, especialmente a partir de 2025. Vamos acompanhar!
O Farmnews apresenta, em seu painel de cotações, a evolução diária da curva do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!