Mercado

Exportação de carne bovina renova máxima histórica em setembro de 2024

A exportação de carne bovina do Brasil em setembro de 2024 foi a maior de nossa história, somando mais de 250,0 mil toneladas em carne bovina in natura.

O fato é que a exportação de carne bovina in natura segue renovando a máxima em 2024 e, no mês de setembro, alcançou o maior patamar de todos os tempos até o momento. Isso porque o embarque de carne bovina in natura do Brasil em setembro de 2024 somou 251,76 mil toneladas, o maior já alcançado, como mostram os dados da Figura abaixo.

A Figura ilustra a evolução mensal dos embarques de carne bovina in natura do Brasil (em mil toneladas), entre 2016 e a parcial de 2024, segundo dados da COMEX.

exportação de carne bovina
Fonte: Dados do COMEX (elaborado por Farmnews)

Pois é, além do recorde em setembro de 2024, no acumulado do ano os embarques somaram 1,84 milhões de toneladas em carne bovina in natura do Brasil, valor 29,7% acima do observado no mesmo período de 2023 (1,42 milhões de toneladas) e superando o recorde anterior, de 2021 (1,50 milhões de toneladas).

E na base anual de comparação, ou seja, avaliando os dados de setembro de 2024 frente ao mesmo período dos anos anteriores (Tabela), vemos o forte crescimento de receita e embarques no ano.

A Tabela apresenta os dados de exportação de carne bovina in natura do Brasil nos meses de setembro, entre 2015 e 2024, segundo dados da COMEX.

Acompanhe - O Farmnews indica!

A exportação de carne bovina in natura do Brasil somou 251,76 mil toneladas em setembro de 2024, valor 29,1% maior que o observado no mesmo período de 2023 e o maior valor já alcançado ao longo de toda a série histórica.

As vendas recordes de carne bovina do Brasil para o mercado internacional, somado a demanda interna mais aquecida, especialmente nessa fase do ano e a menor oferta de animais para o abate tem reflexo na forte alta do boi gordo.

Aliás, confira a análise de Alcides Torres, da Scot Consultoria que aborda o tema da mudança de cenário do mercado do boi gordo. Clique aqui!

O preço médio da carne bovina brasileira in natura no mercado internacional em setembro de 2024 foi de US$4,51 por kg, o segundo ano consecutivo de queda entre os meses de setembro.

O Farmnews traz em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo