Mercado

Rebanho mundial de bovinos deve cair pelo segundo ano consecutivo em 2025

A expectativa para 2025 é que o rebanho mundial de bovinos de corte, incluindo o brasileiro, caia pelo segundo ano consecutivo.

Isso porque o USDA revisou, em outubro de 2024, os dados esperados do estoque de bovinos de corte no mundo e principais países produtores, indicando perspectiva de queda (Tabela). Vale lembrar que o USDA recentemente fez ajustes importantes na metodologia que calcula o estoque de rebanho no Brasil, apurando apenas os animais destinados a atividade de corte e, com consequente redução frente aos dados apresentados nos anos anteriores que apontavam um rebanho muito acima do patamar apresentado atualmente.

A Tabela apresenta os dados de rebanho (estoque inicial) de bovinos de corte no mundo e principais países produtores, em milhões de cabeças, entre 2020 e a expectativa para 2025, segundo dados do USDA de outubro de 2024.

rebanho mundial de bovinos

O rebanho mundial de bovinos em 2025 deve cair pelo segundo ano consecutivo e alcançar o menor valor patamar da série apresentada, desde 2020 (Tabela).

A expectativa é que o rebanho mundial de bovinos de corte inicie 2025 com estoque de 922,69 milhões de cabeças, valor abaixo do estoque inicial de 2024 (932,34 milhões de cabeças) e 2023 (943,77 milhões de cabeças), além de menor que 2020 (929,56 milhões de cabeças).

O fato é que, como consequência da queda do rebanho de bovinos mundo afora, a produção mundial de carne bovina também deve cair em 2025 (clique aqui), enquanto a demanda internacional por carne bovina deve aumentar (clique aqui), o que aumenta também a expectativa de uma maior demanda de exportação da carne bovina brasileira, especialmente diante dos atuais patamares do dólar (clique aqui)

Pois é, o Real desvalorizado favorece as vendas internacionais de produtos do agronegócio do Brasil que seguem renovando as máximas em 2024, especialmente de carne bovina (clique aqui) e de bovinos vivos (clique aqui), foco dos temas no Farmnews.

Acompanhe - O Farmnews indica!

No Brasil, o rebanho de bovinos de corte deve iniciar 2025 com estoque de 186,66 milhões de cabeças, o segundo ano consecutivo de queda e a exemplo do rebanho mundial, o menor patamar desde o início da série apresentada, em 2020 (Tabela). Aliás, com exceção dos nossos vizinhos, Argentina e Uruguai, todos os principais países produtores de carne bovina devem apresentar queda no estoque de bovinos em 2025. O destaque de queda, inclusive, segue com os EUA que entre 2020 e 2025 deve reduzir o rebanho de animais em quase 9,0%.

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo