Agroplanner

Custo de produção de bovinos confinados em abril de 2024

Edição nº 83 – Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC), relativo a abril de 2024!

Na edição nº 83 do Informativo Mensal do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC), em abril, observamos uma queda significativa nos custos. Os custos diminuíram para CSPm (4,87%), CSPg (5,24%) e CGO (6,32%) em comparação com o mês anterior. No período de abril de 2023 a abril de 2024, o ICBC registrou reduções de 17,64%, 15,93% e 25,07% para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente..

Figura 01. Variação dos índices de custos de bovinos confinados entre abril de 2023 a abril de 2024.

Na análise dos custos de alimentação, destacamos mudanças significativas em São Paulo e Goiás. Os custos do caroço de algodão e sorgo grão reduziram em São Paulo (-27,46% e -10,00%), mas aumentaram em Goiás (3,92% e -15,04%). Enquanto isso, os preços da soja subiram (3,38% e 4,53%), enquanto os do milho caíram (8,01% e 6,04%) em São Paulo e Goiás, respectivamente. Isso afetou diretamente os custos de alimentação, representando 69,06%, 67,89% e 71,47% dos custos da diária-boi (CDB) para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.

Os custos de produção de bovinos confinados em abril de 2024 diminuíram para CSPm (4,87%), CSPg (5,24%) e CGO (6,32%) em comparação com o mês anterior!

Além disso, é importante destacar os custos totais por arroba reduziram para os confinamentos de São Paulo (CSPm e CSPg), e aumentaram para o confinamento de Goiás (CGO) no mesmo período:

Figura 02. Custo total por arroba para os confinamentos, CSPm, CSPg e CGO, entre março e abril de 2024.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Conhecer o próprio custo é vital para a tomada de decisões assertivas no negócio. Com informações detalhadas sobre a diária-boi e o custo total, é possível garantir a rentabilidade do confinamento de bovinos. A busca por dados precisos e atualizados é crucial para otimizar os resultados. Desafiamos você a explorar os números e a nos acompanhar para descobrir mais insights valiosos sobre o custo de produção. Nossa equipe, capacitada e utilizando um modelo de cálculo cientificamente validado, está comprometida em fornecer informações de qualidade para impulsionar sua gestão.

Esse trabalho é feito a partir de projeto de extensão conduzido pela equipe dos Indicadores de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) da FMVZ USP.
Julia Abrahão; Thayla Valim; Renata de Mori; MSc. Rolando Pasquini Neto; Dr. Gustavo Sartorello e; Prof. Dr. Augusto Gameiro

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo