Sacas de milho por boi gordo no maior valor para agosto desde 2017
O indicador que mede a relação de sacas de milho por arroba de boi gordo na parcial de agosto de 2023 segue nos maiores patamares dos últimos anos.
Apesar de apresentar uma leve queda frente a julho (primeira Figura) devido à pressão negativa no preço do boi gordo que, alcançou em agosto a menor média do ano (clique aqui), o poder de compra do pecuarista frente ao grão segue favorável quando comparado aos últimos anos.
A Figura ilustra a evolução média mensal da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de milho (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2023 (média até o dia 8).
O indicador de sacas de milho por arroba de boi gordo em 2023 segue nos maiores valores dos últimos anos devido à forte queda no preço do milho no ano, próxima de 40,0% até agosto (8).
Na parcial de agosto é interessante observar que além do boi gordo, o milho também renovou a mínima de 2023, com média de R$53,3 por saca como ilustra a segunda Figura. O valor parcial de agosto de 2023 foi inclusive o menor valor nominal desde julho de 2020.
A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do milho (Cepea), em Reais por saca, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2023 (média até o dia 8).
A relação de sacas de milho por arroba de boi gordo de 4,47 por saca na parcial de agosto de 2023 foi a maior para um mês de agosto desde 2017, como revelam os dados da última Figura abaixo.
A Figura mostra a evolução média mensal da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de milho (Cepea) nos meses de agosto, entre 2016 e a parcial de 2023 (média até o dia 8).
E ao contrário do milho, a relação de troca de bezerros por boi gordo voltou a cair no início de agosto, após a alta no mês anterior. Clique aqui e confira os dados!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!