Sacas de soja por arroba de boi gordo, indicador cai em julho: confira dados
O indicador que mede a quantidade de sacas de soja por arroba de boi gordo caiu em julho pelo terceiro mês consecutivo, mostrando queda no poder de compra do pecuarista.
A relação de preço da arroba do boi gordo e da saca de soja na parcial de julho, média até o dia 14, foi de 1,78, o menor valor desde março, quando com uma arroba de boi gordo foi possível adquirir, em média, ,1,77 sacas de soja, como ilustram os dados da Figura abaixo.
Na parcial de julho de 2023 a soja foi a commodity agrícolas acompanhada pelo Farmnews que acumulou a maior alta, embora siga acumulando perda em 2023. Clique aqui e saiba mais!
A Figura a seguir ilustra a evolução média da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de soja (Cepea, Paranaguá-PR), entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2023 (média até 14).
O indicador de sacas de soja por arroba do boi gordo caiu pelo terceiro mês consecutivo na parcial de julho, para 1,78, mas subiu frente ao valor praticado em julho de 2022 (1,70).
O indicador de sacas de soja por arroba do boi gordo subiu na parcial de julho de 2023 frente a julho de 2022 (1,70), como mostram os dados da segunda Figura. Contudo, o valor de julho de 2023 ficou abaixo da média de 10 anos para o período, de 1,81.
A Figura a seguir ilustra a evolução média da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de soja (Cepea, Paranaguá-PR), nos meses de julho, de 2014 a parcial de 2023 (média até 14).
A recuperação no preço da soja, não acompanhada, na mesma proporção, pela alta no preço do boi gordo tem diminuído o poder de compra do pecuarista em relação ao grão nos últimos meses. E por falar em recuperação no preço da soja, vale lembrar que o Farmnews atualiza diariamente as cotações do mercado futuro da soja para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!
O Farmnews também apresentou dados que mostram a variação do preço do boi gordo entre os meses de julho, de 2010 a parcial de 2023. Clique aqui!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!