Compare o preço do fertilizante frente ao milho e a soja: dados de maio de 2025

O Farmnews atualizou os dados que comparam a evolução média do preço do fertilizante frente ao milho e a soja até maio de 2025.
Afinal, como tem evoluído o preço médio de importação das matérias-primas pelo Brasil (FOB) em relacão a variação no preço dos grãos, milho e a soja?
Vale destacar que o preço médio e importação de fertilizantes pelo Brasil tem apresentado alta em 2025. O preço subiu e a quantidade de compra também. Clique aqui e confira os dados!
O preço do milho e da soja segue bastante pressionado, para baixo, em 2025. A soja, embora sem força se recuperação, sem mantém mais estável no ano, enquanto o milho, após um período de valorização nos primeiros meses do ano, inverteu a tendência e passou a cair, inclusive com perda maior que a soja (clique aqui).
No sentido oposto, o preço médio de importação das matérias-primas segue em alta e a expectativa de valorização foi ainda mais potencializada com o acirramento do conflito entre Israel e Irã. Aliás, esse é um assunto que iremos explorar mais no Farmnews, apresentando a perspectiva de preço, especialmente dos nitrogenados.
A Figura ilustra a variação acumulada do preço médio de importação dos fertilizantes pelo Brasil, avaliado em moeda nacional e do milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) entre janeiro de 2020 e maio de 2025.

O preço médio de importação de fertilizantes segue acumulando alta acima da observada para o milho e a soja em maio de 2025. O fato é que o poder de compra do agricultor melhorou desde o descolamento observado entre 2021 e 2022, período da Covid-19
O preço do fertilizante frente ao milho e a soja mostra uma tendência de queda no poder de compra do agricultor que pode agravar com a potencial escalada do conflito no Oriente Médio.
E por falar no preço do fertilizante frente ao milho e a soja, a perspectiva de preço futuro dos grãos segue pressionada, o que mantém pouco otimista, pelo menos no curto prazo, a recuperação do poder de compra do agricultor em relação ao insumo.
Apenas em 2025 o preço médio de importação das matérias-primas, avaliado entre dezembro de 2024 e maio de 2025 subiu 20,1% em dólares e 11,7% em Reais. No mesmo intervalo de tempo o preço do milho (Cepea) subiu apenas 0,5%, enquanto a soja caiu 5,7%.
Em relação ao preço de importação das matérias-primas avaliada em moeda nacional é importante destacar valorização do Real frente ao dólar ao longo de 2025 (segunda Figura).
A Figura abaixo ilustra a evolução média nominal da cotação da moeda americana (comercial), em Reais por dólar, entre janeiro de 2020 e a parcial de junho de 2025 (até o dia 13).

No acumulado desde o início de 2020 e maio de 2025, o preço médio de importação das matérias-primas subiu 83,1%, enquanto no mesmo período o milho (Cepea) e a soja (Cepea, Paranaguá-PR) acumularam alta de, respectivamente, 43,5% e 52,3%.
A Figura apresenta dados do preço médio de importação de fertilizantes pelo Brasil (FOB) entre janeiro e maio, de 2018 a 2025, em dólares por tonelada.

O Farmnews também atualizou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja, valores médios nominais, nos meses de junho, entre 2018 e a primeira metade de 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!