Preço do boi gordo, bezerro, milho e soja na primeira metade de junho de 2025

O Farmnews apresentou a variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja no acumulado até a primeira metade de junho de 2025.
O preço do bezerro segue como o destaque positivo de 2025, inclusive como a única commodity agrícola acompanhada pelo Farmnews acumulando alta até a primeira metade de junho quando comparado ao valor que encerrou 2024 (Figura), apesar da recuperação do preço do boi gordo na parcial do mês.
Isso porque considerando apenas os dados de junho, até o dia 13, o boi gordo (Cepea) foi apresentou a maior valorização, de 2,7% em relação ao valor que encerrou maio. No mesmo intervalo de tempo o bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) subiu 1,7%, enquanto o milho (Cepea) e a soja (Cepea, Paranaguá-PR) caíram, respectivamente, 1,9% e 0,4%.
A maior alta do boi gordo em relação ao bezerro na parcial de junho refletiu na queda do indicador de arrobas de boi gordo por bezerro (clique aqui) e a melhorar o poder de compra no momento de repor o rebanho, embora os preços entre a categoria de reposição e o animal pronto para o abate sigam descolados no ano (clique aqui!
A Figura a seguir apresenta a variação do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e soja (Cepea, Paranaguá-PR), no acumulado até a primeira metade de junho de 2025.

O preço do boi gordo (Cepea) subiu 2,7% na primeira metade de junho frente ao valor que encerrou maio e pode sinalizar um movimento de inversão de tendência assim como aconteceu em 2024 (clique aqui).
O interessante é observar que o mercado físico do boi gordo mostrou recuperação em junho, ao contrário do mercado futuro, o que diminuiu a diferença entre o preço esperado e atual da arroba (clique aqui).
E por falar na expectativa de preço, o Farmnews destacou para os dados do abate de fêmeas nos primeiros 3 meses de 2025 que, alcançaram patamares recordes (clique aqui) e mostram que a recuperação no preço da categoria de reposição desde o final de 2024 (clique aqui) ainda não foi suficiente para reduzir a oferta de vacas e novilhas para o abate. Esse cenário inclusive merece atenção (clique aqui).
Nesse contexto vale igualmente avaliar o comportamento do preço corrigido do bezerro (clique aqui) e do boi gordo (clique aqui), reforçando o cenário otimista de preço para os próximos anos.
Os preços dos grãos seguem pressionado em 2025, com o milho (Cepea) renovando a mínima do ano em junho, inclusive com queda maior que a oleaginosa em relação ao final de 2024 (Figura). O USDA inclusive revisou para baixo, em junho, a expectativa do estoque mundial de milho esperados para a safra 2025/26 (clique aqui).
Apesar da revisão negativa para os estoques mundiais, o preço do milho segue muito pressionado no Brasil, com o mercado futuro próximo da mínima para os vencimentos ao longo de 2025 (clique aqui). No entanto, o Farmnews revelou uma perspectiva mais otimista para o preço do grão ao longo da segunda metade do ano. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!