Mercado

Dados preliminares da exportação de carne bovina em julho de 2023

O Farmnews apresenta os dados preliminares da exportação de carne bovina do Brasil na parcial de julho de 2023, média diária até o dia 10.

O fato é que o mês de julho apresentou queda no ritmo de venda, pelo menos quando avaliamos os primeiros 10 dias do mês comparado a julho de 2022. Esse cenário de queda na exportação de carne bovina do Brasil no início de julho tem igualmente contribuído para a queda no mercado futuro do boi gordo, colocando inclusive a expectativa de preço futuro abaixo da cotação no mercado físico, o que não é muito comum. Aliás, clique aqui e saiba mais do assunto!

A média diária de exportação de carne bovina, até o dia 10 de julho, foi de US$36,35 milhões, valor 30,3% menor que a média diária observada em julho de 2022 (US$52,13 milhões).

A queda na parcial de julho acontece logo após o País renovar o recorde de exportação de carne bovina para um mês de junho em 2023. Isso porque em maio de 2023 o País embarcou 192,7 mil toneladas em carne bovina, valor histórico para o período do ano.

E por falar nisso, o Farmnews apresentou os dados de exportação de carne bovina do Brasil nos meses de junho, entre os anos de 2016 e 2023. Clique aqui e confira!

Contudo, no 1° semestre de 2023 as vendas caíram quando comparado ao 1° semestre de 2022. As vendas entre janeiro e junho de 2023 somaram 882,6 mil toneladas, valor 4,9% menor que o valor observado nos primeiros 6 meses de 2022 (927,9 mil toneladas).

O importante é destacar que apesar da queda na parcial de julho, tradicionalmente a exportação de carne bovina do Brasil é maior na segunda metade de cada ano, como mostram os dados da Tabela abaixo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Tabela apresenta as vendas de carne bovina fresca e congelada do Brasil, em mil toneladas, no 1° e 2° semestres de cada ano, entre 2016 e a parcial de 2023, segundo dados do MDIC-SECEX

Pois é, apesar da queda na parcial de julho, a expectativa é que os dados no 2° semestre de 2023 sejam melhores que o observado na primeira metade do ano O Farmnews apresentou também os dados de compra dos principais países importadores de carne bovina do Brasil no 1° semestre de 2023. Clique aqui e confira!

O Farmnews disponibilizou gratuitamente um resumo mensal com os principais dados de preço de importação e embarque, por país e principais matérias-primas. Clique aqui e acesse!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo