Mercado

Exportação de carne bovina do Brasil para as Filipinas: recorde em 2024

A exportação de carne bovina do Brasil para as Filipinas foi recorde na parcial de 2024, aumentando em mais de 70,0% o embarque frente a 2023.

O fato é que o ano de 2024 tem sido histórico quando o assunto é o embarque de carne bovina in natura do Brasil que segue renovando as máximas mês após mês. E em outubro de 2024 o País embarcou a maior quantidade da histórica de carne bovina, acima de 270,0 mil toneladas, superando o recorde anterior, de setembro (clique aqui).

E o importante é destacar que a China nosso principal comprador, embora igualmente tenha alcançado valores recordes de compra no ano (clique aqui), a importância do país asiático no mercado de exportação brasileiro como um todo tem diminuído gradativamente, ano após ano. E isso acontece justamente porque novos países têm aumentado o ritmo de compra de carne bovina brasileira, como EUA (clique aqui), Emirados Árabes Unidos (clique aqui), México (clique aqui) e a Filipinas.

A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação de carne bovina in natura do Brasil para as Filipinas, entre janeiro e outubro, de 2018 a 2024, segundo dados da COMEX.

A exportação de carne bovina do Brasil para as Filipinas somou 80,26 mil toneladas em 2024, até outubro, valor 70,9% acima do observado no mesmo período de 2023 e novo patamar histórico, superando a máxima de 2022.

O importante é destacar também que em novembro de 2024 o dólar alcançou patamar recorde, o que contribui e, muito para o cenário positivo das vendas para o mercado internacional. E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados médios mensais do dólar e a evolução diária da cotação da moeda americana desde 1996.

Além do Real desvalorizado, a perspectiva de uma maior demanda internacional por carne bovina em 2025 (clique aqui) aumenta a expectativa de um cenário mais favorável de preço da pecuária como um todo no próximo ano, com uma demanda mais firme, especialmente lá fora. Do lado doméstico, a projeção é de um consumo relativamente estável no Brasil, ainda que um pouco abaixo do recorde esperado para 2024 (clique aqui).

Acompanhe - O Farmnews indica!

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo