Futuro do boi gordo: perspectiva de alta e queda na posição de venda do Pessoa Física

O Farmnews atualizou o saldo das posições, por tipo de investidor, no mercado futuro do boi gordo em março (27).
O número de contratos futuros do boi gordo em aberto na B3 ficou estável no final de março, coincidentemente com o mesmo valor observado na semana anterior (20, mar), acima de 30.000 contratos de saldo na posição de compra e, claro, com o mesmo número de contratos na posição contrária, da venda (primeira Figura).
A Figura apresenta o número de contratos futuros do boi gordo em aberto na posição de compra, até o dia 27 de março de 2025, segundo dados da B3.

E a posição do investidor Pessoa Física nos contratos futuros do boi gordo voltou a cair no final de março (27), também como resultado da recuperação no preço do boi gordo no mercado físico ao longo da segunda metade de março (clique aqui) e da perspectiva mais otimista para o ano. O investidor Pessoa Física inclusive deixou de liderar o rank dos “vendidos” na B3, perdendo a posição para o investidor Pessoa Jurídica Financeira (Tabela).
O fato é que o investidor Pessoa Física voltou a diminuir o saldo, na venda, entre os dias 20 e 27 de março. Essa diminuição no saldo da posição de venda do investidor Pessoa sugere a consolidação de uma expectativa mais otimista do pecuarista, especialmente para o segundo semestre do ano.
Vale observar que o Farmnews comparou dados da variação acumulada do preço nominal do boi gordo ao longo de quase 2 décadas com o ritmo de abate de fêmeas (vacas e novilhas). Clique aqui e confira!
E enquanto o investidor Pessoa Física diminuiu o saldo na posição de venda na B3, por outro lado o investidor Pessoa Jurídica Não Financeira diminuiu, sensivelmente, o saldo na posição de compra (Tabela). Aliás, o investidor Pessoa Jurídica Financeira saiu de “comprado” para “vendido” ao longo da semana entre os dias 20 e 27 de março.
A Tabela apresenta os dados da posição dos contratos em aberto do futuro do boi gordo, por tipo de investidor e a respectiva variação, entre os dias 20 e 27 de março, segundo dados da B3.

O investidor Pessoa Física diminuiu o saldo na posição de venda no mercado futuro do boi gordo pela segunda semana consecutiva na parcial de março (27).
O mercado futuro do boi gordo mostrou mudanças importantes no saldo de posição de compra e venda (segunda Figura), no final de março, especialmente dos investidores Pessoa Física e do Pessoa Jurídica Não Financeira.
No mercado futuro do boi gordo, o que se observa é uma queda na diferença entre o preço esperado e atual da arroba (clique aqui), principalmente para os contratos com vencimentos mais próximos (primeira metade do ano), o que pode sugerir oportunidades para aqueles que acompanham esse mercado mais de perto. Contudo, cautela com a volatilidade, como é sempre importante destacar.
A Figura a seguir ilustra a evolução semanal do saldo das posições por tipo de participante, nos contratos futuros do boi gordo, até a parcial de março de 2025, segundo dados da B3.

E claro, aqui fica a reflexão, quão forte pode ser a alta do boi gordo no ciclo de valorização que se inicia, uma vez o abate de fêmeas alcançou patamares recordes nos últimos anos. Claro, a resposta depende de outros fatores, especialmente relacionados à demanda. Então vamos ficar atentos a exportação de carne bovina do Brasil (clique aqui) e ao consumo doméstico (clique aqui).
O Farmnews também atualizou os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo nos meses de março, entre 2010 e a parcial de 2025. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!