Maiores importadores de carne bovina do Brasil em janeiro de 2025

O Farmnews comparou a compra, avaliada pelo ritmo de embarque, dos maiores importadores de carne bovina do Brasil em janeiro de 2025.
É importante destacar que a exportação de carne bovina in natura do Brasil somou 180,47 mil toneladas em janeiro de 2025, valor pouco abaixo do observado no mesmo período de 2024 (181,69 mil toneladas). Contudo, o valor avaliado em faturamento foi o maior valor já alcançado para um mês de janeiro, próximo de US$1,0 bilhão. Clique aqui e confira a evolução mensal dos embarques de carne bovina in natura do Brasil nos meses de janeiro, de 2015 a 2025!
O importante é ressaltar que a leve queda no ritmo de embarque de carne bovina do Brasil em janeiro de 2025, frente a janeiro de 2024, aconteceu principalmente devido a diminuição nas compras da China e EUA, maiores importadores do País (Tabela).
A Tabela apresenta os dados de importação de carne bovina in natura do Brasil, por país comprador, em mil toneladas, no mês de janeiro de 2024 e 2025, segundo dados do COMEX.

Em janeiro de 2025, entre os maiores importadores de carne bovina do Brasil, a China e os EUA diminuíram o ritmo de embarque em 5,3% e 8,7%, respectivamente, em relação a janeiro de 2024.
Apesar da queda em janeiro de 2025, a participação da China no embarque de carne bovina do Brasil foi de 50,5%, seguido dos EUA (9,2%), Chile (4,5%), Argélia (4,3%) e UE (4,1%), como inclusive ilustra a Figura abaixo.
E entre os destaques positivos, o Chile, Argélia e UE aumentaram as compras em janeiro de 2025. A Argélia e a UE, aliás, aumentaram de modo expressivo os embarques frente a 2024. Mas vale ressaltar também a recuperação no preço de venda da carne bovina do Brasil para o mercado internacional, voltando a ficar acima de US$5,0 por kg, o que não acontecia desde junho de 2023.
A Figura a seguir ilustra a importância dos países importadores de carne bovina do Brasil, no embarque, em janeiro de 2025, segundo dados do COMEX.

Vale mencionar que o mercado físico do boi gordo se mantém firme, sem oscilações significativas ao longo das primeiras semanas de 2025 (clique aqui). O mercado futuro do boi gordo, embora esteja cotado abaixo do físico para os vencimentos ao longo da primeira metade do ano, também se mantém mais estável desde o final de janeiro. Clique aqui e saiba mais!
No entanto, o investidor Pessoa Física segue aumentando o saldo de posições vendidas nos contratos futuros do boi gordo na B3, o que pode sinalizar uma maior busca por proteção de preço, especialmente na primeira metade de 2025. Clique aqui!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!