Poder de compra do pecuarista melhora em agosto
A queda no preço do milho em agosto de 2019 tem favorecido o aumento do poder de compra do pecuarista.
Isso porque na parcial de agosto, até o dia 16, o preço médio do milho, segundo indicador Cepea/B3 foi de R$36,22 por saca, enquanto o preço médio do boi gordo no mesmo período foi de R$153,20 por arroba (indicador Cepea).
Desse modo, na parcial de agosto, o poder de compra do pecuarista em relação ao milho foi de 4,23 sacas por arroba, o maior valor em 4 meses e, cerca de 20% superior ao observado no mesmo período de 2018 (ago-18, 3,52 sacas por arroba).
Em maio de 2019 o poder de compra do pecuarista foi melhor que na parcial de agosto, uma vez que cada arroba de boi gordo valeu o equivalente a 4,38 sacas de milho.
A Figura a seguir apresenta os dados médios mensais da relação de preços da arroba do boi gordo e do milho, segundo dados do Cepea/B3, entre agosto de 2018 e 2019.
Aliás, a relação de preços do boi gordo e do milho de 3,52 sacas por arroba em agosto de 2018 foi a menor ao longo do período avaliado, entre agosto de 2018 e 2019.
E a melhora no poder de compra do pecuarista esteve associada a queda no preço do grão, decorrente das desvalorizações internacionais do milho que, pressionaram as cotações do cereal nas regiões dos portos brasileiros, movimento que acabou sendo repassado à maioria das demais regiões acompanhadas pelo Cepea. Isso porque, atento às quedas nos portos, compradores se retraíram do mercado, à espera de novos recuos.
E por falar no preço do milho, a desvalorização do grão no ano tem contribuído para a queda no custo de produção de bovinos confinados em 2019, como revelam os dados do LAE/USP. Clique aqui e confira os dados de julho de 2019!
Adaptado do Cepea
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!