Mercado

Preço corrigido do bezerro: dados atualizados até a parcial de junho de 2025

O Farmnews Indica

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e a parcial de junho de 2025.

O preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) voltou a subir após um período um pouco mais pressionado em maio (clique aqui), como reflexo da queda no preço do boi gordo naquele período e, por consequência, uma relação de troca menos favorável ao comprador (clique aqui).

Na parcial de junho (10) o preço da categoria de reposição inclusive renovou a máxima diária de 2025 até aquele momento (clique aqui), confirmando um cenário de valores firmes e em alta no ano (primeira Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça em 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço médio (Cepea, Mato Grosso do Sul) na parcial de junho de 2025, apesar do recorde diário no mês (10) segue pouco abaixo da média nominal do mês anterior (segunda Figura). Claro, estamos apenas no primeiro terço do mês e a expectativa é que o valor médio da categoria de reposição siga em alta e acumule a quinta valorização mensal consecutiva em junho de 2025.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e a parcial de junho de 2025 (até o dia 10).

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço corrigido do bezerro segue distante da máxima do ciclo anterior de alta anterior, em 2021, o que ajuda a reforçar a expectativa de alta mais consistente em 2025 e 2025.

Como ilustram os dados da segunda Figura, o preço corrigido do bezerro no ciclo de alta anterior alcançou patamares muito acima do atual. E porque a expectativa é otimista para esse ciclo de alta que, ao nosso entender, está apenas começando?

Observando os dados históricos vale destacar que os ciclos de alta têm alcançado patamares maiores. Veja (terceira Figura) que no ciclo de 2015 foi maior que o anterior (2010), assim como o ciclo de alta de 2021 foi maior que o de 2025. É uma tendência que tende a se repetir, ainda mais quando avaliamos o ritmo recorde de abate de vacas nos últimos anos (clique aqui).

A Figura a abaixo apresenta a evolução do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de maio de 2025, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e a parcial de junho de 2025 (média até o dia 10).

preço corrigido do bezerro
Fonte: Dados do Cepea e FGV (elaborado por Farmnews)

E além da esperada redução na oferta devido ao forte abate de fêmeas dos últimos, a demanda por carne bovina (clique aqui) e bovinos vivos brasileiros no mercado internacional tem chamado cada vez mais nossa atenção.

A exportação de bovinos vivos do Brasil em maio de 2025 somou o equivalente a US$104,82 milhões, novo recorde para o período do ano (primeira Figura) e mais que o dobro do valor praticado em maio de 2024 (US$46,83 milhões). Clique aqui e confira os dados!

Os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil até a 1ª semana de junho de 2025, mostraram, além da possibilidade de novo recorde, nova alta no preço de venda. Clique aqui e confira os dados!

E mudando de assunto, você sabe, entre os principais países importadores de carne bovina em abril de 2025, quais deles pagam mais pelo produto brasileiro? Diante do cenário de preço em recuperação e dos patamares recordes de embarque de carne bovina do Brasil, um dos leitores perguntou sobre o preço pago entre nossos principais países importadores. Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo