Taxa de abate de novilhas, dados de 2000 a 2024

A taxa de abate de novilhas tem acumulado forte alta ao longo dos últimos anos, alcançando patamares históricos em 2024.
O abate oficial de bovinos no Brasil em 2024 foi recorde, somando 39,19 milhões de cabeças, superando o recorde anterior, de 2013, quando naquele ano foram abatidas, oficialmente, 34,41 milhões de cabeças. Esse aumento no abate de bovinos aconteceu principalmente devido ao aumento do abate de fêmeas (vacas e novilhas) que, também alcançou patamares recordes em 2024.
O Farmnews inclusive apresentou os dados do ritmo de abate e também da taxa de abate de vacas e novilhas em relação ao total de bovinos abatidos no País entre os anos de 2006 e 2024. Clique aqui!
E em especial, quando o assunto é o ritmo de abate de fêmeas, vale destacar o forte aumento do abate de novilhas ao longo dos últimos anos (primeira Figura). Isso porque além do aumento em valores absolutos, o abate de fêmeas jovens alcançou 13,5% em 2024, acima do recorde anterior, de 2023 (12,2%) e em forte tendência de alta.
A Figura a seguir ilustra a evolução anual da taxa de abate de vacas e novilhas em relação ao total oficial de bovinos abatidos no País, entre 2000 e 2024, segundo dados do IBGE.

A taxa de abate de novilhas em 2024 subiu pelo terceiro ano consecutivo em 2024 e, alcançando o maior patamar da história (13,5%).
E é importante destacar também o comportamento da taxa de abate de fêmeas ao longo do ano (segunda Figura) que, mostra uma maior concentração do abate de vacas e novilhas ao longo da primeira metade do ano, período em que tradicionalmente se concentra o descarte das matrizes após a estação reprodutiva. Além de um 2024 acima do valor observado nos anos anteriores, vale estar atento a perspectiva de redução da oferta de fêmeas ao longo da segunda metade do ano, o que deve pressionar, para baixo, a oferta de animais prontos para o abate.
A Figura ilustra a evolução trimestral, dentro dos anos de 2020 a 2024, da taxa de abate de fêmeas (vacas e novilhas) em relação ao total oficial de bovinos abatidos no Brasil, segundo dados do IBGE.

O mercado futuro do boi gordo inclusive precifica a gradativa alta no preço esperado da arroba ao longo da segunda metade de 2025, com o vencimento para outubro próximo da máxima. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!