Mercado

Preço da soja sobe, enquanto boi gordo, bezerro e milho caem em julho

O preço da soja subiu em julho de 2023, a única commodity entre aquelas acompanhadas pelo Farmnews com valorização dentro do mês.

A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR), ao longo de julho de 2023.

preço da soja
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço da soja encerrou julho cotado a R$149,5 por saca e 7,8% acima do valor praticado no final de junho, a única alta entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews.

O boi gordo, no sentido oposto, foi o que apresentou a maior queda dentro do mês, com perda de 4,1% comparado ao valor que encerrou junho. Na mesma base de comparação, o milho e o bezerro caíram, nessa ordem, 3,1 e 0,3%.

O interessante é observar que apesar de apresentar a maior queda comparando o preço final de julho e o último valor de junho, o valor médio mensal do boi gordo subiu em julho quando comparado ao mês anterior. O Farmnews inclusive atualizou os dados da variação do preço do boi gordo em julho, que alcançou a maior queda entre o período do ano, em 2023. Clique aqui e saiba mais!

Apesar da alta em julho, a soja segue acumulando perda em 2023 (segunda Figura), com queda de 18,9% até julho, ficando atrás apenas da queda acumulada pelo milho desde o final de 2022, de 37,7%.

O preço do boi gordo e o bezerro acumularam queda menor que o milho e a soja na parcial do ano, como mostram os dados da segunda Figura. Isso porque o animal pronto para o abate e a categoria de reposição desvalorizaram 15,0% e 13,1%, respectivamente.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura apresenta a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) em 2023, até julho.

preço da soja
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O importante é destacar que todas as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews caíram no ano, pelo menos até o fim de julho, com o bezerro apresentando a menor queda comparado ao boi gordo, milho e soja. Essa maior firmeza do bezerro sinaliza que o preço da reposição provavelmente tenha encontrado um “fundo”, com perspectiva mais favorável a partir da segunda metade do ano, fator decisivo para a virada do ciclo pecuário de longo prazo e a perspectiva de preços mais altos, principalmente a partir de 2024.

E por falar no preço do bezerro, clique aqui e confira os valores médios mensais da categoria desde janeiro de 2020!

No mercado pecuário, um aspecto importante que deve ser ressaltado é o descolamento do preço da carne bovina no varejo frente aos valores praticados no atacado e o preço do boi gordo. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo