Mercado

Preço da carne bovina no varejo: picanha subiu e o músculo caiu em 12 meses

O Farmnews apresentou os dados do preço da carne bovina no varejo paulista entre junho de 2022 e junho de 2023.

E antes de falar em preço da carne bovina para o consumidor final é importante lembrar que o USDA apresentou novos dados com a projeção do consumo mundial de carne bovina e esses dados mostram uma variação positiva para 2023, incluindo o Brasil.

Pois é, assim como aconteceu para os dados do consumo mundial e a produção mundial de carne bovina, o USDA revisou, para cima, os dados de exportação de carne bovina. Clique aqui e confira os dados!

A Figura apresenta dados do preço médio de alguns cortes da carne bovina no varejo paulista (dados do IEA) entre junho de 2022 e junho de 2023, em Reais por kg.

preço da carne bovina no varejo
Fonte: Dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola (adaptado por Farmnews)

O preço da carne bovina no varejo paulista apresentou alta nos cortes mais nobres como a picanha e o filé mignon e queda para os cortes de valor mais baixo, como o acém e o músculo.

Os cortes de valores mais baixos, como acém e o músculo sofrem uma competição mais acirrada principalmente com o frango que vem acumulando forte queda de preço (clique aqui). Aliás, a queda no preço da carne de frango tem sido apontada como um dos fatores que tem limitado a recuperação no preço do boi gordo, impedindo uma recuperação mais forte do consumo doméstico de carne bovina.

O fato é que a picanha ficou mais cara entre junho de 2022 e junho de 2023 e a exceção entre os cortes mais nobres foi o contra filé que acumulou queda no período (Figura acima). E entre os cortes de valores mais acessíveis, o músculo foi que apresentou a maior baixa, seguido do acém e da costela.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas o fato é que o preço da carne bovina no varejo segue caindo muito menos que a carne bovina no atacado e o próprio boi gordo. Por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados da variação do preço da carne bovina no varejo e comparou com boi gordo e da carne bovina no atacado em junho. Clique aqui!

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados do mercado futuro do boi gordo (clique aqui).

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo