Preço do bezerro segue estável em fevereiro e 30% acima de 2024

O preço do bezerro segue estável na parcial de fevereiro de 2025, mas 30,0% acima de 2024.
A expectativa para 2025 se mantém otimista para o preço da categoria de reposição e o valor na parcial de fevereiro, embora relativamente estável ao longo dos últimos meses, segue acima do valor praticado no mesmo período do ano anterior (primeira Figura).
A Figura ilustra os dados que comparam a variação do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, frente ao valor praticado no mesmo período do ano anterior.

O preço do bezerro foi cotado, em média, a R$2.668,6 por cabeça na parcial de fevereiro de 2025, valor 30,0% acima da média nominal praticada em fevereiro de 2024 (R$2.053,5).
O interessante é observar que o preço médio do bezerro subiu pelo sexto mês consecutivo na parcial de fevereiro de 2025 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O valor médio de fevereiro de 2025, aliás, interrompeu uma sequência de dois anos consecutivos de queda entre os meses de fevereiro, como mostram os dados da segunda Figura.
A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, nos meses de fevereiro, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 7).

O preço do bezerro nos primeiros meses de 2025 segue relativamente estável frente ao final de 2024 (terceira Figura), embora, como comentado, a expectativa para 2025 e 2026 seja de valorização, o que tende a pressionar, para baixo, o poder e compra do pecuarista que depende da reposição no mercado. Por outro lado, vale destacar que em janeiro de 2025 o ágio do bezerro do bezerro em relação ao boi gordo caiu em 2025 para o menor valor para um mês de janeiro desde 2011 (clique aqui), mostrando um momento favorável para a troca em termos econômicos.
A Figura ilustra a evolução mensal do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, entre janeiro de 2020 e a parcial de fevereiro de 2025 (até o dia 7).

O mercado físico do boi gordo se mantém firme, sem oscilações significativas, como tem acontecido ao longo das primeiras semanas de 2025 (clique aqui). O mercado futuro do boi gordo, embora esteja cotado abaixo do físico para os vencimentos ao longo da primeira metade do ano, também se mantém mais estável. Clique aqui e saiba mais!
É importante destacar que o investidor Pessoa Física iniciou o mês de fevereiro com aumento no saldo de posição de venda nos contratos futuros do boi gordo na B3. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!