Mercado

Preço do boi gordo, bezerro, dólar e inflação em novembro de 2022 e 2023

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) entre os meses de novembro, de 2022 e 2023.

Afinal, como se comportaram, nos últimos 12 meses, os preços do boi gordo e do bezerro comparado ao indicador de inflação, medido pelo IGP-M, e o câmbio?

Os dados (primeira Figura) mostram que tanto o preço do animal pronto para o abate como o do bezerro caíram muito mais que a inflação e o dólar no acumulado entre novembro de 2022 e 2023. Aliás, o IGP-M subiu pelo terceiro mês consecutivo em novembro (alta de 0,6%), após cair por 5 meses em sequência. Contudo, no acumulado dos últimos 12 mses o IGP-M segue em queda, de 3,5%.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de novembro, de 2022 e 2023.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do boi gordo entre os meses de novembro, de 2022 e 2023, ficou negativa em 17,1%, queda maior que a do bezerro (16,0%), dólar (7,3%) da inflação, medida pelo IGP-M, que caiu 3,5% no período.

Pois é, o preço do animal pronto para o abate e da categoria de reposição segue descolado, para baixo, da inflação e do dólar, com forte perda no ano. É interessante avaliar, inclusive, o preço médio anual ao longo dos últimos anos, para visualizar melhor a força da queda em 2023.

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo, média anual, entre 2010 e a parcial de 2023 (clique aqui). Vale destacar que o preço corrigido do boi gordo na parcial de 2023 foi de R$250,9 por arroba, a menor média anual desde 2019 e o segundo ano consecutivo de desvalorização.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews também apresentou os dados que comparam o preço do bezerro, boi gordo, milho e soja nos meses de novembro, entre 2018 e 2023. Clique aqui e confira!

E ainda com relação ao mercado do boi gordo é importante destacar que os valores do contrato futuro reagiram na segunda metade de novembro, voltando a projetar valores ao redor de R$250,0 por arroba para os vencimentos entre dezembro de 2023 e maio de 2024. Clique aqui e confira!

A expectativa é de uma gradativa recuperação do preço do animal pronto para o abate ao longo de 2024, sem exagero, com uma esperada melhora no preço das categorias de reposição e a consequente diminuição do ritmo de abate de vacas, que segue acima do observado nos últimos anos.

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo