Mercado

Preço do boi gordo, bezerro e a inflação entre outubro de 2022 e 2023

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço boi gordo, bezerro e do indicador de inflação (IGP-M) entre os meses de outubro, de 2022 e 2023.

Os dados (primeira Figura) mostram tanto o indicador de inflação como o preço do animal pronto para o abate e o bezerro subiram em outubro de 2023. Aliás, o IGP-M subiu pelo segundo mês consecutivo em outubro (alta de 0,5%), mas acumulando queda de 4,6% nos últimos 12 meses.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de outubro, de 2022 e 2023.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do boi gordo entre os meses de outubro, de 2022 e 2023, ficou negativa em 19,8%, queda maior que a do bezerro (16,4%) e da inflação, medida pelo IGP-M, que caiu 4,6% no período.

E não foi apenas nos últimos 12 meses que os preços do boi gordo e do bezerro apresentaram desvantagem frente a inflação medida pelo IGP-M. Isso porque considerando um período maior de tempo, ou seja, desde 2020, o indicador de inflação acumulou alta maior que o preço do mercado pecuário, como revelam os dados da segunda Figura.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do indicador de inflação, IGP-M, entre janeiro de 2020 e outubro de 2023.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

No período entre janeiro de 2020 e outubro de 2023, o IGP-M acumulou alta de 45,5%, enquanto no mesmo intervalo de tempo o boi gordo e o bezerro valorizaram 23,2% e 29,1%, nessa ordem.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Diante do cenário de queda no preço do mercado pecuário, a perspectiva fica para os próximos anos. Afinal de contas, será que em 2023 o preço do animal pronto para o abate chegou de fato no fundo do poço?

Para ajudar a responder essa pergunta, o O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo, que mostram o atual cenário do ciclo pecuário de longo prazo. Clique aqui e confira!

O Farmnews também atualizou os dados que comparam o preço do bezerro, boi gordo, milho e soja nos meses de outubro, entre os anos de 2018 e 2023. Clique aqui!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo