Mercado

Preço do boi gordo, bezerro, milho e soja em fevereiro de 2024

O Farmnews apresenta os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2024, até fevereiro.

O bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) foi o destaque positivo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews ao final dos 2 primeiros meses de 2024, com preço praticamente estável no período, ao contrário do boi gordo, milho e soja (Figura).

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e soja (Cepea, Paranaguá-PR) em 2024, até fevereiro.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo acumulou queda de 6,7% no final de fevereiro de 2024 frente ao valor que encerrou de 2023, perda acima do bezerro (0,5%) e abaixo do milho (10,1%) e soja (19,0%).

Esse movimento de queda no mercado físico tem influenciado também o comportamento de preço no mercado futuro. Vale destacar que o mercado futuro do boi gordo, milho e soja em 2024 segue em queda e na mínima no fim de fevereiro. Clique aqui e saiba mais do assunto!

No mercado do boi gordo, apesar das exportações de carne bovina em patamares recordes (clique aqui), essa queda de preço no físico era esperada de certa forma, devido ao período do ano, quando tradicionalmente predomina uma maior oferta de animais para o abate e um consumo doméstico mais lento. Contudo, ao longo do ano é esperada uma gradativa recuperação, principalmente pela diminuição da oferta de fêmeas para o abate e uma demanda interna mais aquecida.

O preço do bezerro foi o destaque positivo nesse início de 2024, acumulando leve queda de 0,5% em relação ao valor que encerrou 2023 e mantendo a perspectiva mais otimista ao longo de 2024.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O milho e a soja seguem como destaques negativos no ano, acumulando forte perda até fevereiro. O milho caiu 10,1% e a soja 19,0% entre o final de 2023 e o fim de fevereiro de 2024. Aqueda no preço dos grãos é um assunto recorrente que envolve uma perspectiva de crescimento econômico mundial menor em 2024, somada a uma produção mundial maior, apesar da quebra de safra no Brasil.

Essa queda no preço dos grãos tem melhorado o poder de compra do pecuarista. No caso do milho em especial, a relação de troca alcançou, em 2024, o maior patamar para um mês de fevereiro desde 2018. Clique aqui!

O Farmnews atualizou os dados de produção e estoque mundial de milho para a safra 2023/24 em fevereiro de 2024. Clique aqui! Os dados da produção e estoque mundial da soja também foram apresentados em foram apresentados em fevereiro de 2024. Clique aqui!

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo