Preço do suíno sobe em julho ao contrário do frango e favorece o boi gordo
O preço do suíno acumulou alta em julho de 2023, mantendo o boi gordo competitivo em relação a esse concorrente, ao contrário do frango.
Pois é, ao contrário do frango que desabou em julho e acumula forte perda na parcial do ano (clique aqui), ajudando a pressionar o preço do boi gordo, o suíno subiu em julho (Figura abaixo).
A Figura apresenta o preço médio nominal do suíno vivo (Cepea, SP), em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e julho de 2023.
O preço do suíno vivo subiu em julho de 2023 (R$6,64 por kg), mas segue acumulando queda em 2023 e abaixo do valor praticado em julho de 2022 (R$7,20 por kg).
O fato é que essa alta no preço do suíno manteve a relação do preço do boi gordo nos menores patamares ao longo da série iniciada em 2021 (segunda Figura), indicando uma maior competitividade dos bovinos.
A Figura abaixo mostra a relação do preço do boi gordo (Cepea) e do suíno vivo (Cepea, SP), ambos avaliados em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e julho de 2023.
A relação de preço do boi gordo e do suíno vivo encerrou julho com média de 2,52, um dos valores mais baixos da série iniciada em 2021, ficando atrás apenas dos valores observados em fevereiro de 2023 e julho de 2021. Isso mostra que pelo menos frente ao suíno, o preço do boi gordo segue competitivo.
O fato é que a queda no preço da carne de frango tem sido apontada como um dos fatores que tem limitado a recuperação no preço do boi gordo, impedindo uma alta mais consistente no consumo doméstico de carne bovina. Mas o fato é que, também, o preço da carne bovina no varejo segue caindo muito menos que a carne bovina no atacado e o próprio boi gordo. Por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados da variação do preço da carne bovina no varejo e comparou com boi gordo e da carne bovina no atacado em junho. Clique aqui!
O Farmnews apresentou os dados do preço da carne bovina no varejo paulista entre junho de 2022 e junho de 2023. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!