Mercado

Preço futuro do boi gordo inicia outubro estável e próximo do físico

O preço futuro do boi gordo se mantém praticamente estável nos primeiros dias de outubro, após a forte alta de setembro.

O mercado futuro do boi gordo manteve certa cautela nos primeiros dias de outubro, especialmente para o contrato de outubro de 2023, com a proximidade do vencimento e a recuperação observada no mês anterior (clique aqui). Isso mantém o preço esperado para outubro mais próximo do físico e com menor oscilação ao longo dos pregões, também aguardando um melhor sinal do físico em relação a direção de preço para os últimos dias do contrato.

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a evolução do preço do boi gordo no mercado futuro (B3), contrato para vencimento em outubro de 2023 (BGIV23), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para outubro de 2023 segue relativamente estável no início de outubro, cotado pouco abaixo de R$240,0 por arroba.

O fato é que o preço esperado do boi gordo para outubro de 2023 segue sem ágio frente a referência no mercado físico, o Cepea, como destacam os dados da segunda Figura. A recuperação do preço do boi gordo no mercado físico desde a segunda metade de setembro (clique aqui), não foi acompanhada, na mesma proporção, pelo ganho praticado no mercado futuro, o que pode indicar um novo movimento de valorização no curto prazo. Claro, com o mercado físico firme, essa é a expectativa.

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre outubro de 2023 e maio de 2024, em Reais por arroba, no dia 5 de outubro.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio da carne bovina exportada do Brasil frente ao preço do boi gordo alcançou, em setembro de 2023, o maior patamar desde julho de 2022 (clique aqui). Isso mostra que em mais de um ano o preço da carne bovina exportada do Brasil não apresentava uma diferença tão grande em relação ao preço do animal pronto para o abate. Tal fato reforça a expectativa de alta para o preço do boi gordo em outubro de 2023, como já pode ser observado pelos valores praticados no início do mês (clique aqui).

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo