Mercado

Preço futuro do boi gordo para outubro volta na máxima no final de março

O Farmnews atualizou os dados do preço futuro do boi gordo e os comparou com a referência no físico em março (27).

O mercado futuro do boi gordo segue precificando movimento de alta ao longo de 2025, com o preço esperado da arroba projetando a máxima para dezembro de 2025. (primeira Figura). Como temos destacado, a recuperação do preço do boi gordo no mercado físico ao longo da segunda quinzena de março (clique aqui) inclusive diminuiu a diferença entre o preço atual e esperado da arroba para os contratos com vencimento mais próximo e fortaleceu a expectativa de valorização também para os últimos meses do ano.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre março e dezembro de 2025, em Reais por arroba, no dia 27 de março, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Farmnews (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 voltou a máxima do vencimento no final de março (segunda Figura), reforçando a expectativa otimista ao longo do ano.

Inclusive o investidor Pessoa Física, embora permaneça “vendido” na B3, diminuiu a exposição, na venda, pela segunda semana consecutiva na parcial de março (27), mostrando que a perspectiva, na visão do pecuarista, está também mais otimista (clique aqui). E ao contrário do investidor Pessoa Física que diminuiu o saldo na posição de venda, o investidor Pessoa Jurídica Não Financeira passou de “comprado” para “vendido” ao longo da última semana, entre os dias 20 e 27 de março. Pois é, as movimentações tendem a aumentar, assim como a volatilidade, à medida que o número de contratos em aberto na B3 aumenta.

A Figura abaixo ilustra a evolução diária do preço do boi gordo no mercado futuro, para outubro de 2025 (B3) em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

Vale observar que o Farmnews comparou dados da variação acumulada do preço nominal do boi gordo ao longo de quase 2 décadas com o ritmo de abate de fêmeas (vacas e novilhas). Clique aqui e confira!

Pois é, a diminuição no abate de fêmeas deve refletir na alta do preço do boi gordo que, apesar da pressão negativa no início de 2025, já mostra sinais de recuperação e permanece cotado em patamares muito acima do praticado no mesmo período de 2024 (clique aqui).

E claro, aqui fica a reflexão, quão forte pode ser a alta do boi gordo no ciclo de valorização que se inicia, uma vez o abate de fêmeas alcançou patamares recordes nos últimos anos. Claro, a resposta depende de outros fatores, especialmente relacionados à demanda. Então vamos ficar atentos a exportação de carne bovina do Brasil (clique aqui) e ao consumo doméstico (clique aqui).

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo