Evolução dos preços do milho e a inflação na parcial de 2018
O Farmnews atualiza a evolução dos preços do milho e a inflação, de janeiro de 2010 a abril de 2018.
Afinal, como tem se comportado os preços do grão em relação a inflação, medida pelo IGP-M, ao longo dos últimos anos?
A Figura a seguir ilustra os preços do milho e da inflação nos últimos anos, em termos médios mensais. Os preços do milho se referem aos dados nominais do indicador Cepea/Esalq (base Campinas – SP).
Os preços do milho e a inflação apresentaram comportamentos distintos ao longo do período analisado, embora ambos tenham acumulado alta de 106,0% e 84,4%, respectivamente, de janeiro de 2010 a abril de 2018.
O fato é que os preços do milho oscilaram consideravelmente ao longo do tempo, com períodos de forte alta e baixa. Essa volatilidade nos valores do grão influenciam e muito quando comparamos os preços do milho e a inflação. Isso porque dependendo do período analisado, o IGP-M pode acumular uma maior valorização em relação ao grão, como aconteceu em alguns meses dos anos de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017.
Em 2018 os preços do milho assumiram uma alta que chega a patamares acima de 26,0% na parcial de maio (clique aqui), o que tem colocado os pecuaristas que trabalham com a engorda confinada em alerta devido aos aumentos no custo da dieta.
Aliás, o Farmnews tem apresentado dados do custo de produção de bovinos confinados, de acordo com o estudo do LAE/USP. Clique aqui e confira os números em 2018! E por falar em confinamento, a Farmlogics oferece ferramenta de gestão de confinamento gratuita. Confira!
O Farmnews apresenta os dados que revelam a expectativa do rank e participação dos maiores exportadores mundiais de milho para a safra 2017/18. Clique aqui e confira!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!