Qual o impacto da guerra na pecuária da Ucrânia? Confira alguns dados!
O Farmnews apresenta alguns dados que mostram o impacto do conflito com a Rússia na pecuária da Ucrânia em 2022 e a perspectiva para 2023.
O USDA apresentou no final de setembro de 2022 alguns dados revisados que mostram as consequências do conflito com a Rússia na pecuária do país. Pois é, além das consequências direta na vida das pessoas, os efeitos negativos dessa guerra se espalham também para os setores do agronegócio. E vamos apresentar alguns números para a pecuária ucraniana.
Vale lembrar que o conflito na Ucrânia teve um efeito no mercado de commodities mundial de commodities. Logo depois do início da invasão, no dia 24 de fevereiro, os preços dos grãos alcançaram patamares históricos e por aqui não foi diferente.
Os patamares históricos de preços foi reflexo de um momento de muita incerteza, também pela dimensão que a guerra poderia tomar, a partir do envolvimento de outros países, mas também porque a Ucrânia é um importante produtor e exportador de milho. O mercado de fertilizantes igualmente ganhou relevância ainda maior nessa época, já que o Brasil importa cerca de 90,0% da matéria-prima para os formulados e a Rússia é o principal fornecedor brasileiro.
Aliás, clique aqui e confira os dados da importação de fertilizantes da Rússia pelo Brasil no acumulado entre janeiro à agosto, de 2016 a 2022!
Mas voltando à pecuária da Ucrânia, a expectativa é que o rebanho de bovinos e a produção de carne bovina alcance a mínima histórica em 2023.
É importante destacar que o rebanho de bovinos ucraniano é composto preferencialmente por animais leiteiros ou de dupla aptidão (carne e leite). A maior parte da carne bovina produzida na Ucrânia são de propriedades familiares, uma vez que as grandes fazendas produtoras de leite vendem para essas famílias os machos jovens para engorda em sistema à pasto de baixa intensidade. Dessa forma, o sistema de produção de carne na Ucrânia é muito dependente das grandes fazendas produtoras de leite que, a exemplo dos demais setores, apresentou altas perdas com a guerra. Mas vamos mostrar alguns dados do estoque de bovinos na Ucrânia, conforme Tabela abaixo.
A Tabela a seguir apresenta os dados de rebanho de bovinos na Ucrânia e a respectiva projeção do saldo de estoque final para 2023, segundo dados do USDA de setembro de 2022.
O estoque final de rebanho de bovinos na Ucrânia deve alcançar 2,1 milhões de cabeças ao final de 2023, valor 23,5% menor que o saldo final de 2021, de 2,74 milhões de cabeças.
É importante observar também para o forte aumento dos dados de perdas de animais, especialmente em 2022. Isso porque em 2021 o país perdeu 26,0 mil animais e a expectativa para 2022 é de um total de 90,0 mil em perdas, ou seja, quase 3 vezes mais.
Mas ao mesmo tempo que a produção de carne bovina ucraniana cairá em razão da queda do rebanho, o consumo no país também diminuirá também em razão da migração de parte da população. Vale ressaltar que dos 41,1 milhões de ucranianos que vivem no país, cerca de 6,1 milhões deles deixaram o território, o que equivale a cerca de 15,0% da população.
E falando em carne bovina, a produção ucraniana em 2023 deve somar o equivalente a 253 mil toneladas, valor 21,4% abaixo do produzido em 2021 (322 mil toneladas). O consumo, por sua vez, está projetado em 233 mil toneladas em 2023, valor 18,5% abaixo do observado em 2021, quando somou 286 mil toneladas.
E o que talvez pouca gente sabe é que o desperdício de carne é o maior quando comparado aos demais alimentos. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!