Mercado

Variação do preço do bezerro e do boi gordo entre abril, de 2014 a 2023

O Farmnews compara a variação do preço do bezerro e do boi gordo, entre os meses de abril, em um período de 10 anos, de 2014 a 2023.

Em abril de 2023 ambos, bezerro e boi gordo, apresentaram queda em relação a abril de 2022, algo que aconteceu apenas em 2017 (Figura). Em outras palavras, a última vez que o preço do bezerro e o do boi gordo caiu simultaneamente em um mês de abril foi em 2017. A diferença é que o bezerro acumulou em 2023 o segundo ano consecutivo de queda, enquanto o boi gordo nunca caiu por 2 anos seguidos no período avaliado.

A Figura a seguir ilustra a variação do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do boi gordo (Cepea), entre os meses de abril, de 2014 a 2023.

variação do preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do bezerro entre os meses de abril acumula o segundo ano consecutivo de queda em 2023, algo que nunca havia acontecido ao longo dos últimos 10 anos.

O comportamento histórico dos preços e o momento do ciclo pecuário de longo prazo permite uma visão mais otimista para o mercado de reposição, especialmente em 2024. Vale lembrar que o ritmo de abate de vacas aumentou em 2022 e deve seguir em alta em 2023, refletindo na menor oferta de animais jovens em 2024 comparado aos anos anteriores.

O ritmo de abate de vacas em 2022 aumentou 18,7% em relação a 2021, somando o 8,01 milhões de cabeças. Clique aqui e confira os dados!

No caso do boi gordo, o preço em 2023 apresentou a maior queda para um mês de abril ao longo da série iniciada em 2014. A pressão negativa no preço do animal pronto para o abate segue refletindo na queda dos preços do mercado futuro do boi gordo que, projeta valores menores que o atuais para os próximos meses, exceto para o vencimento em outubro, pelo menos até o início de maio.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Farmnews atualizou os dados do preço futuro do boi gordo, mostrando que, com exceção de outubro, os vencimentos seguem cotados abaixo do físico no início de maio. Clique aqui e saiba mais!

É importante observar também que, em 10 anos, o preço do boi gordo apresentou queda entre os meses de abril em apenas 2 oportunidades. Isso aconteceu em 2017 e novamente em 2023. Apesar de um 2023 baixista, fruto de uma maior oferta de animais, é interessante destacar que os anos de queda apresentam perda muito menor que os anos de alta (veja Figura). Isso reforça a visão mais otimista do mercado pecuário do Brasil para os próximos anos.

E para colaborar com a visão otimista de longo prazo, o consumo mundial de carne bovina foi revisado para cima em 2023. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo