Ascensão e queda da Rússia no mercado de carne bovina do Brasil
O Farmnews destaca para a evolução histórica dos dados que mostram a importância da Rússia para o mercado de carne bovina do Brasil.
Afinal, qual a importância da Rússia para o mercado de carne bovina do Brasil nos dias de hoje, já que há alguns anos atrás o país já foi o nosso maior comprador?
A Figura a seguir ilustra a evolução da participação da Rússia no faturamento anual do mercado de exportação de carne bovina do Brasil, segundo dados do Secex, desde o ano de 2007.
Os dados acima revelam para a forte queda da importância da Rússia para o mercado de carne bovina do Brasil ao longo dos últimos anos.
A Rússia que já chegou a representar cerca de 35,0% do faturamento da exportação de carne bovina nacional no ano de 2008, enquanto hoje (2017) participa com menos de 10,0% da receita desse mercado.
Aliás, vale destacar que 2017 inclui apenas os números de janeiro a outubro, ao contrários dos anos anteriores, com dados de 12 meses.
Hong Kong é o principal importador de carne bovina do Brasil em 2017, seguido da China. Pelo menos está assim até outubro. A Rússia, que há alguns anos atrás era nosso principal mercado, ocupa a quinta posição entre os maiores compradores do Brasil em 2017, com 9,5% do mercado. Clique aqui e saiba mais!
Já a Figura abaixo ilustra a evolução da receita da venda de carne bovina para o mercado russo desde o ano de 2007.
O Farmnews destaca também alguns números da pecuária de corte russa nos últimos anos. Afinal, como é e como está a pecuária de corte no país que foi até recentemente o maior importador de carne bovina do Brasil? Clique aqui!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!