Bois gordo por caminhonete: poder de compra do pecuarista em 2021
O Farmnews apresenta o indicador de bois gordo por caminhonete, ou seja o número de animais necessários para a compra do veículo.
Pois é, um dos nossos leitores sugeriu essa análise, uma vez que é também um dos indicadores de poder de compra importantes para o pecuarista. Com isso, além do poder de compra do pecuarista com relação ao bezerro, milho e soja, vamos igualmente comparar com um modelo de caminhonete (Tabela) entre maio de 2020 e maio de 2021.
A Tabela a seguir apresenta os números de bois necessários para compra de uma camionete, considerando uma animal de 16,5@, segundo dados do indicador Cepea e da Tabela Fipe, entre maio de 2020 e maio de 2021.
É importante destacar que o cálculo do número de bois gordo necessários para a compra de uma caminhonete foi aplicado a partir dos dados do Cepea considerando um boi gordo padrão de 16,5@. A caminhonete escolhida para o estudo foi uma Toyota Hilux 4×4 Diesel, manual (Tabela Fipe), também como um exemplo de cálculo.
Com os dados de maio de 2021, na parcial até o dia 21, foram necessários 38,43 bois gordo de 16,5@ para a compra da caminhonete. Esse valor foi 12,9% menor que o o observado em maio de 2020, quando foram necessários mais bois gordo de 16,5@ para a compra da mesma caminhonete (44,12).
O poder de compra do pecuarista em termos de bois gordo por caminhonete melhorou em maio de 2021 frente ao mesmo período de 2020, indicando menos animais necessários para a compra do veículo.
Isso mostra que o poder de compra do pecuarista aumentou em 2021, confirmando que o ganho observado para o boi gordo superou a da inflação. Mas, claro, como dissemos, quando o assunto é o custo de produção da fazenda o cenário é diferente pois as commodities agrícolas tem superado o ganho apurado para o animal para abate. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Contudo, ao longo do período entre maio de 2020 e maio de 21, a necessidades de bois gordo para a compra de uma caminhonete variou da mínima de 35,86 cabeças em novembro de 2020 e a máxima de 44,12 cabeças em maio de 2020.
O Farmnews apresenta o comparativo entre o comportamento de preço do boi gordo do mercado físico e futuro ao longo de 2021, até a parcial de maio. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!