Mercado

Custo da reposição do rebanho: como evoluiu poder de compra desde 2000?

O Farmnews Indica

O Farmnews atualizou os dados que mostram a evolução do custo da reposição do rebanho para o pecuarista ao longo dos últimos 25 anos.

Uma das principais preocupações, especialmente no ciclo pecuário de alta, é com relação ao aumento do custo de produção. Claro, em um mundo cada vez mais volátil devido aos efeitos do clima, conflitos e diversas mudanças no perfil da população e do consumo, os custos ficam mais caros, seja da mão-de-obra (clique aqui), dos combustíveis, fertilizantes (clique aqui) etc. Mas também existem custos, como o custo da reposição do rebanho que vem aumentando ao longo dos anos, gradualmente, fruto da maior valorização da categoria de reposição em relação ao animal pronto para o abate.

Aliás, o Farmnes inclusive tem apresentado rotineiramente a comparação da variação do preço do bezerro e do boi gordo (clique aqui), assim como dados da relação de troca ao longo dos meses (clique aqui) para contribuir com o produtor no melhor planejamento de suas compras. Mas o fato é que ao longo dos últimos anos, o custo da reposição do rebanho tem aumentado, representado pela queda na relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0 (Figura).

A Figura a seguir ilustra a relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0@, média anual entre os anos 2000 e a parcial de 2025 (até a parcial de junho), avaliada segundo dados do Cepea.

custo da reposição do rebanho
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O custo da reposição do rebanho vem aumentando gradativamente ao longo dos anos. Isso porque em 2000 o poder de compra do pecuarista foi de, em torno de 3,0 bezerros por boi gordo de 20,0 arrobas. Na parcial de 2025 o valor foi cerca de 25,0% menor.

A relação de troca de bezerros por boi gordo oscila nos ciclos de alta de longo prazo, como em 2021, quando alcançou o menor valor anual da história, de 2,11 bezerros por boi gordo de 20,0 arrobas. Como temos destacado, a expectativa é que no ciclo de alta que se inicia o custo de reposição do rebanho apresente nova alta (queda na relação de troca).

É importante destacar também que a relação de troca média, avaliada entre 2000 e a parcial de 2025 foi de 2,59 bezerros por boi gordo de 20,0 arroba, oscilando entre a mínima de 2,11 em 2021 e a máxima de 3,20 em 2004.

O Farmnews também comparou os dados do preço do bezerro no 1º e 2º semestre entre os anos de 2010 e a parcial de 2025, destacando para o potencial de valorização nos ciclos de alta no preço da categoria de reposição (clique aqui). No mesmo contexto, clique aqui e confira os dados do preço corrigido do boi gordo no longo prazo!

É interessante observar também que o preço futuro do boi gordo segue oscilando entre perdas e ganhos, resistindo em alcançar patamares mais altos até o momento. Pois é, enquanto o preço da arroba no mercado físico mostra sinais de recuperação, no mercado futuro, os valores seguem mais estáveis. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo