Mercado

Maiores importadores de carne bovina do Brasil: dados até abril, entre 2018 e 2025

O Farmnews Indica

O Farmnews apresentou os dados que mostram a importância dos maiores importadores de carne bovina do Brasil entre 2018 e 2025, dados até abril.

Afinal, como tem evoluído o ritmo de compra dos maiores compradores de carne bovina do Brasil na parcial de 2025, até abril, considerando os dados desde 2018?

O fato é que, apesar da China liderar, de longe, o rank dos maiores importadores de carne bovina do Brasil, sua importância tem gradativamente diminuído ao longo dos últimos anos (Figura).

O interessante é avaliar que a China não tem diminuído as compras de carne bovina do Brasil, inclusive tem alcançado patamares recordes de compra em 2025. Claro, a importação tem crescido em um ritmo mais lento quando comparado aos anos anteriores, mas, não tem diminuído (Tabela). Isso mostra que a queda na importância do país asiático tem acontecido devido ao maior aumento na compra de outros países, como EUA (clique aqui), Filipinas, México (clique aqui) etc.

A Figura ilustra a evolução na participação dos principais países importadores de carne bovina do Brasil, avaliado pelo embarque, no acumulado até abril, entre os anos de 2018 e 2025.

maiores importadores de carne bovina do Brasil
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

No acumulado até abril de 2025 a participação da China na venda total de carne bovina in natura do Brasil foi de 46,7%, o menor patamar para o período do ano desde 2020.

É importante que não estamos minimizando a importância da China no mercado de exportação de carne bovina brasileiro. A Figura acima bem ilustra que o ritmo de compra chinês segue muito acima do praticado pelos demais países compradores. O que estamos nos referindo é da importância em aumentarmos a participação dos demais países, além de diversificar clientes, o que diminui o risco devido essa maior dependência de um único país comprador.

No caso do frango por exemplo, a importância dos países, inclusive da China, nosso principal cliente também é menor, com a participação dos maiores compradores mais diluída. Clique aqui e confira!

A Tabela apresenta os dados de exportação de carne bovina in natura do Brasil para a China no acumulado até abril, entre 2016 e 2025, segundo dados da COMEX.

E como comentamos, apesar da China renovar a importação de carne bovina do Brasil em 2025, até abril, sua importância caiu no ano. No acumulado até abril de 2025 o país asiático importou 827,94 mil toneladas em carne bovina in natura do Brasil, valor 12,6% acima do recorde anterior, observado em 2024 (735,05 mil toneladas). Desde 2016 o embarque de carne bovina do Brasil pela China mais que dobrou no período, até abril.

E vale destacar também que a exportação de carne bovina do Brasil caminha para novo recorde de vendas em maio. Os dados parciais mostram que muito provavelmente nova máxima para um mês de abril deva ser alcançada em 2025 (clique aqui).

O Farmnews também apresentou dados do ágio do preço da carne bovina exportada em relação ao boi gordo entre 2020 e a primeira metade de maio de 2025. Clique aqui e confira!

É importante observar também que o mercado futuro do boi gordo ficou agitado no início da segunda quinzena de maio, depois da divulgação do caso de gripe aviária, com aumento da volatilidade e número de negócios. Clique aqui!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo