Mercado futuro do boi gordo para 2025: mais movimentado e especulado em maio

O mercado futuro do boi gordo ficou agitado no início da segunda quinzena de maio, depois da divulgação do caso de gripe aviária, com aumento da volatilidade e número de negócios.
O Farmnews destacou o movimento de recuperação no preço futuro do boi gordo em maio (19), após a forte queda no dia útil anterior devido a divulgação do caso de gripe aviária em granja comercial no País (clique aqui). O fato é que o mercado futuro do boi gordo está mais volátil diante das incertezas quanto aos efeitos no mercado de carne bovina no curto prazo. Aliás, o Farmnews também destacou para as possíveis consequências da gripe aviária no mercado de carne bovina tanto no curto como no longo prazo. Clique aqui!
Contudo, um dos nossos leitores perguntou se essa volatilidade foi acompanhada do aumento do número de negócios na B3. E a resposta é sim, nos últimos dias além de especulado, o mercado futuro do boi gordo foi mais movimentado, ganhando liquidez, especialmente nos contratos de maio, junho e outubro de 2025, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura apresenta dados do número de contratos negociados no mercado futuro do boi gordo, por vencimento, em maio, considerando os dias 5, 12, 16 e 19, segundo dados da B3.

O mercado futuro do boi gordo apresentou forte aumento do número de contratos negociados na B3, especialmente no dia da divulgação do caso da gripe aviária (coluna laranja).
Para se ter uma ideia, em maio (16), dia da divulgação do caso da gripe aviária, foram negociados 12.324 contratos de boi gordo na B3. No mesmo dia da semana anterior (12) foram negociados 2.467 contratos.
No entanto, apesar da volatilidade, o mercado segue precificando movimento de recuperação no preço da arroba ao longo da segunda metade de 2025 (segunda Figura). Vale ressaltar, nesse contexto mais otimista para a segunda metade de 2025, que a exportação de carne bovina deve renovar a máxima histórica para um mês de maio, em 2025 (clique aqui), assim como tem acontecido em todos os meses do ano até o momento.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre maio e dezembro de 2025, em Reais por arroba, no dia 19 de maio, considerando os valores do ajuste.

Além do aumento do embarque, o preço médio da carne bovina brasileira também tem sido destaque positivo no ano. Isso porque o preço médio de venda na parcial de maio de 2025 foi de US$5,11 por kg, valor 13,6% acima da média de maio de 2024 (US$4,50 por kg). Caso o preço em maio de 2025 siga nesses patamares, o valor será o mais alto de 2025. O Farmnews inclusive destacou a recuperação no preço em 2025 frente ao mesmo período dos anos anteriores. Clique aqui e confira!
Além da recuperação no preço de venda da carne bovina brasileira para exportação é importante observar o aumento no ritmo de importação de países como EUA e México em 2025. Os EUA seguem renovando o recorde de compra em 2025 (clique aqui) e o México que até 2023 pouco importava do Brasil passou a apresentar movimento significativo de embarque e vale ficar atento (clique aqui).
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!