Mercado

Preço do boi gordo, dólar e inflação no curto e longo prazo, até fevereiro de 2025

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) entre o início de 2020 e fevereiro de 2025.

Afinal, como se comportou, ao longo dos últimos 12 meses, ou seja, entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025 e também desde 2020, o preço do boi gordo comparado ao indicador de inflação, medido pelo IGP-M e o dólar?

Vale destacar que no acumulado dos últimos 12 meses o IGP-M subiu 8,44% e o tema inflação, especialmente dos alimentos, é algo que tem sido a grande “pedra no sapato” do atual do governo. Aliás, esse tem sido assunto no Farmnews (clique aqui), inclusive destacando que nesses momentos de crise vemos o quanto ainda estamos despreparados para enfrentar o problema de modo sério e estruturado, pensando no longo prazo (clique aqui).

Recentemente até o assunto de taxar a exportação de carne bovina do Brasil veio à tona no governo. O fato é que embora seja uma medida aparentemente lógica, não traz resultados efetivos e gera impactos negativos para toda a cadeia produtiva no médio e longo prazo. Clique aqui e saiba mais!

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de fevereiro, de 2024 e 2025.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo subiu 34,2% entre os meses de fevereiro, entre 2024 e 2025, apesar de acumular queda na parcial do ano, frente ao valor que encerrou 2024.

A inflação medida pelo IGP-M, acumula altas consecutivas desde abril de 2024. Pois é, a última vez que o IGP-M caiu foi em março de 2024. O dólar, apesar da queda em fevereiro, segue acumulando valorização superior ao indicador de inflação (IGP-M) no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 16,2%.

E por falar em dólar, clique aqui e confira os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de fevereiro entre 2018 e 2025.

Considerando um período maior de tempo, contudo, desde o início de 2020 (segunda Figura), a inflação segue mais próxima quando comparado ao boi gordo, após se manter acima do animal pronto para o abate entre o final de 2022 e o final de 2024. Isso mostra que é sempre importante destacar os períodos em que a inflação se manteve acima da variação acumulada do boi gordo, fase em que a rentabilidade da atividade é muito comprometida.

E por falar no assunto, o Farmnews tem apresentado conteúdos que falam de gestão e da necessidade de um contínuo aprimoramento dos controles econômico e financeiro da atividade. Você sabia que, o controle de indicadores econômicos na pecuária ainda acontece, em geral, de modo fragmentado, com retrabalho, defasagem e limitações nas tomadas de decisões. Clique aqui e saiba mais!

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2025.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (elaborado por Farmnews)

O fato é que entre janeiro de 2020 e o fevereiro de 2025 o preço do boi gordo (Cepea), em valores nominais, subiu 65,3%, enquanto no mesmo período o IGP-M valorizou 59,1% e o dólar 38,9%.

O preço futuro do boi gordo iniciou março em queda, com o efeito da suspensão de 3 plantas exportadoras para a China prevalecendo. Contudo, o mercado precifica uma gradativa recuperação ao longo do ano (clique aqui).

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo