Mercado

Preço do boi gordo e do frango em julho: relação foi a maior desde 2022

O Farmnews atualizou, na parcial de julho, a variação do preço do boi gordo e do frango, mostrando uma maior queda das aves no ano.

Isso porque na parcial de 2023, até o dia 18 de julho, como ilustra a Figura abaixo, o preço do frango congelado no atacado paulista caiu 23,8%, valor maior que o observado para o boi gordo que acumulou queda de 13,5% no período.

A Figura a seguir ilustra a variação diária acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do frango congelado (Cepea), ao longo de 2023.

preço do boi gordo e do frango
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Contudo, apesar da maior queda em 2023, o preço do frango caiu menos que o boi gordo considerando um intervalo maior de tempo, como mostram os dados da segunda Figura abaixo.

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço médio do boi gordo (Cepea) e do frango congelado (Cepea), entre janeiro de 2021 e a parcial de julho de 2023, média até o dia 18.

preço do boi gordo e do frango
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo e do frango acumulam queda, tanto em 2023 como desde 2021, com perda maior das aves na parcial do ano e menor considerando o período maior de tempo.

Vale observar que entre janeiro de 2021 e a parcial de julho de 2023 a queda no preço do frango congelado foi de apenas 1,2%, ao contrário do boi gordo que desvalorizou 11,8% no período.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Essa maior queda no preço do frango em 2023 tem diminuído a competitividade do boi gordo em relação a ave no ano e em comparação ao 2° semestre de 2022, como revelam os dados apresentados na terceira Figura a seguir. Por outro lado, em relação aos anos anteriores, especialmente na primeira metade de 2021 e 2022, período o boi gordo se mantém mais competitivo em 2023.

É importante lembrar que uma relação de preço menor do kg do boi gordo frente ao preço do kg do frango indica uma maior competitividade dos bovinos, mostrando uma maior proximidade entre os preços das proteínas.

A Figura abaixo mostra a relação do preço médio do boi gordo (Cepea) e do frango congelado (Cepea), ambos avaliados em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e a parcial de julho de 2023, média até o dia 18.

preço do boi gordo e do frango
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Na parcial de julho de 2023 a relação de preço do kg do boi gordo e do frango foi de 2,89, o maior valor desde março de 2022 quando foi de 3,25. É importante acompanhar o comportamento do preço do frango após o bloqueio da exportação de carne de frango para o Japão, nosso segundo maior importador e avaliar os efeitos do preço da carne no mercado doméstico.

O Farmnews atualizou os dados de compra dos principais importadores de carne de frango do Brasil no 1° semestre de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo