Mercado

Preço do boi gordo no físico e futuro: variação segue descolada em 2025

O preço futuro do boi gordo segue mais pressionado que o físico na primeira quinzena de fevereiro.

Isso mostra que o mercado futuro está antecipando uma queda de preço que, no mercado físico, vem acontecendo de uma forma mais lenta, o que tem aumentado a diferença de preço entre o valor atual e esperado da arroba (Figuras abaixo). Nesse contexto, o investidor Pessoa Física segue aumentando o saldo na posição de venda, enquanto no sentido oposto, o investidor Pessoa Jurídica Não Financeira passou a acumular saldo na posição de compra. Clique aqui e saiba mais!

O fato é que no mercado físico, o preço do boi gordo (Cepea) caiu 1,3% na primeira metade de fevereiro em relação ao valor que encerrou janeiro. Contudo, no acumulado do ano, comparado ao final de 2024, segue em alta, de 0,9%. Por outro lado, o mercado futuro do boi gordo caiu na parcial de 2025, até a primeira metade de fevereiro. O contrato para vencimento em maio de 2025, por exemplo, caiu 6,1% frente ao valor que encerrou 2024, como mostram os dados da primeira Figura.

O Farmnews inclusive apresentou a variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja no acumulado até a primeira metade de fevereiro de 2025. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a variação acumulada diária do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro (B3), para maio de 2024, ao longo de 2025.

preço do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo segue com viés de queda, com o contrato para maio de 2025, por exemplo, caindo 6,1% até fevereiro (14), ao contrário do físico mais estável frente ao valor que encerrou 2024.

Aliás, o Farmnews comentou sobre o comportamento de preços no mercado futuro e reforçou que essa queda é, de certa forma esperada para o período do ano e não muda os fundamentos do mercado (clique aqui). Vale lembrar que o abate foi recorde em 2023 e 2024, impulsionado pelo abate de fêmeas e a recuperação no preço da reposição já começa a acontecer (clique aqui), ainda que de forma discreta, o que tende a reduzir a oferta de animais para o abate. Claro, temos de acompanhar também a demanda, mas ela tem se mostrado, ao menos, estável, seja para a exportação de carne bovina do Brasil (clique aqui) quanto para o consumo interno.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O consumo interno em fevereiro seguiu mais lento, mas também é esperado um consumo menos aquecido nessa época do ano (clique aqui).

A Figura apresenta a evolução diária do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro (B3) para maio de 2025, em Reais por arroba.

preço do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

Como comentado, o curto prazo é de um mercado mais pressionado, o que tende a aumentar o deságio entre o preço atual e esperado do boi gordo, especialmente no período que é esperado a maior oferta de animais para o abate (maio). Mas como comentado, o mercado embora volátil, mantém a expectativa de uma menor oferta de animais para o abate ao longo dos próximos anos e demanda firme para exportação. Vamos acompanhar mais de perto o mercado interno.

O preço médio do boi gordo na parcial de fevereiro de 2025, até a primeira quinzena do mês foi 30,6% acima do valor praticado em fevereiro de 2024. Clique aqui e confira os dados do preço médio nominal do boi gordo nos meses de fevereiro, entre 2018 e a parcial de 2025.

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo