Mercado

Preço futuro do boi gordo cai e físico sobe em junho (12)

O Farmnews Indica

O preço futuro do boi gordo caiu em junho (12), ao contrário do físico que, segue firme e em recuperação no mês.

O Farmnews inclusive destacou a queda na diferença entre o preço esperado e atual do boi gordo ao longo de junho (clique aqui), o que pode indicar um movimento de oportunidade para aqueles que esperam um movimento de valorização mais expressivo ao longo da segunda metade de 2025.

Isso porque em junho, pelo menos até o dia 12, o preço do boi gordo (Cepea) subiu 3,2% em relação ao valor que encerrou maio. No mesmo intervalo de tempo, o contrato para vencimento em outubro de 2025, por exemplo, caiu 1,0%, voltando a ficar inclusive abaixo de R$340,0 por arroba

O resultado de um mercado físico mais firme em relação aos contratos futuros do boi gordo em junho é o da menor diferença entre o preço esperado e atual da arroba (primeira Figura). E como comentamos acima, esse pode ser um dos indicadores para aqueles que aguardam oportunidade de investimento na B3. Claro, para aqueles que operam na posição de compra.

A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro (B3) para outubro, em Reais por arroba, ao longo de 2025.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

Apesar de um mercado futuro do boi gordo mais pressionado, para baixo, em junho, a expectativa de preço é de continuidade de alta, como os contratos negociados na B3 para os vencimentos até fevereiro de 2026 sugerem (segunda Figura), em junho (12).

E por falar na expectativa de preço, o Farmnews destacou para os dados do abate de fêmeas nos primeiros 3 meses de 2025 que, alcançaram patamares recordes (clique aqui) e mostram que a recuperação no preço da categoria de reposição desde o final de 2024 (clique aqui) ainda não foi suficiente para reduzir a oferta de vacas e novilhas para o abate. Esse cenário inclusive merece atenção.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre junho de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 12 de junho, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

E quando falamos em comportamento futuro de preço no mercado pecuário, é interessante avaliar também os dados históricos do preço corrigido do bezerro (clique aqui), como do boi gordo (clique aqui).

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo