Mercado

Preço futuro do boi gordo: dados diários para outubro comparado ao físico

O Farmnews Indica

O Farmnews comparou a evolução diária preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 e, no mercado físico, até a parcial de maio (13).

O preço do boi gordo permanece pressionado em maio, com o valor da arroba (Cepea), até a parcial de maio (13), acumulando queda de 3,3% ou cerca de R$10,0 em relação ao valor que encerrou abril e uma perda de 2,9% comparado ao último valor praticado em 2024.

Essa queda no mercado físico tem pressionado o mercado futuro do boi gordo. Contudo, essa pressão negativa tem sido maior para os contratos com vencimento mais próximo, ou seja, entre maio e junho que, inclusive, seguem abaixo do valor atual da referência do boi gordo no físico (Datagro). Clique aqui e confira!

Na parcial de maio, até o dia 13, enquanto o preço do boi gordo (Cepea) caiu 3,3%, frente ao final de abril, no mesmo intervalo de tempo o preço esperado do boi gordo para outubro ficou praticamente estável, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura abaixo apresenta a evolução diária do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro (B3), para outubro de 2025, em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para vencimento em outubro, apesar da pressão negativa, caiu menos que o físico até a parcial de maio (13).

O preço futuro do boi gordo para outubro, descolado para cima do físico (segunda Figura), sugere que o investidor se mantém cauteloso em precificar uma queda mais significativa para os meses finais do ano. Isso porque, especialmente a partir de outubro, se espera uma maior alta no preço da arroba., estimulada pelo aumento do consumo doméstico, demanda mais aquecida no mercado internacional e uma oferta de animais menor devido a retenção de fêmeas para reprodução. Claro, se o físico continuar a cair no curto prazo, o futuro tende a seguir esse movimento, embora, pelo menos até o momento, em menor proporção para o vencimento em outubro.

O resultado da maior queda no mercado físico frente ao futuro do boi gordo para vencimento em outubro é o aumento da diferença entre o valor esperado e atual da arroba, como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura ilustra a evolução diária da diferença entre preço esperado do boi gordo para outubro de 2025 em relação ao valor do boi gordo no mercado físico (Cepea), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

Vale destacar que além de recorde de embarque em todos os meses de 2025, a parcial da exportação de carne bovina do Brasil de maio de 2025 mostra que nova máxima pode novamente alcançada. Clique aqui e saiba mais!

Os destaques, além do ritmo de embarque, ficaram para o preço de venda da carne bovina brasileira para exportação (clique aqui) e o aumento no ritmo de importação de países como EUA e México em 2025. Os EUA seguem renovando o recorde de compra em 2025 (clique aqui) e o México que até 2023 pouco importava do Brasil passou a apresentar movimento significativo de embarque e vale ficar atento (clique aqui).

E por falar na perspectiva de alta ao longo de 2025, especialmente na segunda metade do ano, o Farmnews destacou o comportamento do preço corrigido do bezerro (clique aqui) e do boi gordo (clique aqui).

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo