Mercado

Preço futuro do boi gordo para 2025 frente ao físico em maio (9)

O Farmnews Indica

O Farmnews comparou o preço futuro do boi gordo para os vencimentos entre maio e dezembro de 2025 frente a referência no físico em maio (9).

O mercado futuro do boi gordo segue pressionado em maio, como o efeito da safra mais evidente na oferta de animais para o abate. Contudo, os contratos com vencimento mais próximo, ou seja, em maio e junho têm sido mais pressionados, permanecendo inclusive abaixo da referência no físico e, com isso, indicando a continuidade do movimento de queda no curto prazo (primeira Figura).

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre maio e dezembro de 2025, em Reais por arroba, no dia 9 de maio, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para vencimento em maio voltou a se aproximar de R$300,0 por arroba, o que não era observado desde a primeira metade de março.

Vale lembrar que a última vez que o contrato para vencimento em maio foi cotado abaixo de R$300,0 por arroba foi em março (7). O fato é que a movimento de queda no mercado físico desde a segunda metade de abril tem igualmente pressionado o mercado futuro, mas igualmente criando oportunidades, especialmente para os contratos com vencimentos mais para o final do ano, período em que a perspectiva de preço segue mais otimista.

O interessante é observar que em 2024 o preço do boi gordo também foi mais pressionado ao longo de maio, assim como tem acontecido em 2025 (segunda Figura). Em 2024, após a queda na primeira parte do ano, o preço apresentou forte alta. No ano de 2025, apesar dos patamares de preço serem outros, o movimento de preço pode ser parecido, caracterizado por uma primeira metade do ano mais pressionado.

Claro, cada ano é um ano e reserva suas particularidades, mas o importante aqui é demonstrar que nos momentos de baixa muitas vezes surgem as oportunidades e, para quem utiliza a B3, seja como mecanismo de proteção de preço como especulativo. O importante é não esquecer da gestão de risco.

A Figura ilustra a evolução nominal diária do preço do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E por falar na perspectiva de alta ao longo de 2025, especialmente na segunda metade do ano, o Farmnews destacou o comportamento do preço corrigido do bezerro (clique aqui) e do boi gordo (clique aqui).

Confira dados que mostram o movimento de recuperação no preço da carne bovina brasileira no mercado internacional na parcial de 2025 (clique aqui). Isso porque além da alta no ritmo de embarque no ano (clique aqui), o valor do produto brasileiro para exportação também subiu!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo