Abate de vacas e preço do bezerro: variação de 2013 a parcial de 2022
O Farmnews destaca para o comportamento da variação do ritmo de abate de vacas e do preço do bezerro ao longo dos últimos 10 anos, desde 2013.
Afinal, qual a relação entre o abate de vacas e o preço do bezerro em termos médios anuais entre 2013 e o primeiro semestre de 2022?
Vale destacar que no acumulado parcial do ano, até setembro, o bezerro foi a categoria que apresentou a maior queda entre as commodities acompanhadas pelo Farmnews, inclusive renovando a mínima no fechamento do mês anterior, quando alcançou perda superior a 20,0% no ano.
O preço do bezerro voltou, no final de setembro, a ser cotado no menor valor desde o início de 2021. Clique aqui e saiba mais do assunto.
A Figura a seguir ilustra a variação nominal anual do preço do bezerro, avaliado em Reais por cabeça (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do abate anual de vacas (IBGE) entre 2013 e a primeira metade de 2022.
Existe uma relação direta entre o preço do bezerro e o abate de vacas, uma vez que preços da reposição altos são acompanhados de queda na intenção do abate de fêmeas, assim como preços em queda refletem no aumento do ritmo de abate.
Na primeira metade de 2022 (até junho), o preço do bezerro acumulou queda de 4,6% frente ao valor nominal médio de 2021 e essa queda teve por consequência o aumento do ritmo de abate de fêmeas no ano.
É importante destacar que consideramos os dados parciais de 2022, até junho, pois ainda não há informação oficial disponível para o terceiro trimestre de 2022 e, claro, os dados de 2022 devem ser avaliados com cautela pois estamos comparando um ano completo com valores parciais e na pecuária de corte isso é relevante, pois é na primeira metade de cada ano que o abate de fêmeas é maior devido ao descarte da estação reprodutiva anterior.
E por falar em ritmo de abate de fêmeas é importante destacar que apesar do aumento da taxa de abate de vacas na primeira metade de 2022, os valores seguem abaixo da média histórica. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Mas ainda sim, comparando os anos completos anteriores, até 2021, vemos que os anos em que o preço do bezerro caiu houve um aumento na intenção do abate de vacas e ainda que a proporção de 2022 possa alterar, claramente haverá um aumento da intenção do abate dessa categoria.
O Farmnews apresenta a evolução do preço corrigido do bezerro em pouco mais de 2 décadas, desde o ano 2000. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!