Ágio da arroba do bezerro no maior valor desde fevereiro
O ágio da arroba do bezerro na parcial de setembro de 2022 alcançou o maior valor desde fevereiro e acumula o segundo mês consecutivo de alta.
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre 2018 e a parcial de setembro de 2022.
O ágio da arroba do bezerro acumulou o segundo mês consecutivo de alta na parcial de setembro de 2022 e o maior valor desde fevereiro.
Isso porque na parcial de setembro de 2022, até o dia 23, a média do ágio do bezerro frente ao boi gordo gordo, avaliado em arrobas, ficou em 19,5% e o maior valor desde fevereiro, quando a média ficou em 20,6%. Vale destacar que em relação ao valor observado em setembro de 2021 (45,3%), a média de 2022 segue muito abaixo, apesar da recente recuperação, como destaca a Figura acima.
O fato é que o Farmnews tem destacado o comportamento recente do ágio do bezerro em queda frente aos anos anteriores, uma vez que o comportamento de preços da reposição tem influenciado a taxa de abate de vacas em 2022 que, embora siga abaixo da média histórica, aumentou frente a 2021. E para saber mais sobre os dados da taxa de abate de vacas em 2022 e nos anos anteriores, clique aqui!
O importante é destacar também que embora o ciclo de longo prazo mostre um cenário momentâneo de queda, a perspectiva de longo prazo segue positiva. A análise do comportamento do preço corrigido do boi gordo torna evidente os movimentos ascendentes de alta e baixa, já que as quedas tem sido menores que as altas, o que indica um movimento de valorização em um horizonte maior de tempo. Clique aqui e saiba mais sobre o movimento de preços do boi gordo no longo prazo!
O preço da arroba do bezerro em setembro de 2022 acumula o oitavo mês consecutivo abaixo do valor observado no mesmo período de 2021. Clique aqui e saiba mais!
Acompanhe - O Farmnews indica!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!