Mercado

Ágio da arroba do bezerro volta a subir em abril de 2023

O ágio da arroba do bezerro segue em alta e na parcial de abril de 2023 aumentou pelo segundo mês consecutivo.

Com o preço do boi gordo acentuando a queda e o preço do bezerro mais estável dentro do mês, o ágio da arroba do bezerro que estava relativamente estável na primeira quinzena de abril (clique aqui), voltou a subir.

Vale destacar que entre o final de março e a parcial de abril, até o dia 26, o preço do boi gordo (Cepea) caiu 5,7%, enquanto no mesmo período o preço da arroba do bezerro (Cepea) desvalorizou menos, acumulando queda de 3,5%. Essa maior perda no preço da arroba do boi gordo frente a arroba do bezerro tem reflexo no aumento do ágio do preço da categoria de reposição, como mostra a Figura a seguir.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de abril de 2023 (até o dia 26).

ágio da arroba do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio da arroba do bezerro em relação ao boi gordo, na parcial de abril de 2023, foi de 22,7%, alta frente ao mês anterior (21,0%) e em relação a abril de 2022 (15,4%).

O preço do bezerro, embora tenha acumulado queda entre o final de março e a parcial de abril, como destacado acima, na média mensal acumulou o segundo mês consecutivo de valorização em 2023 e mostra sinais que pode alcançar um cenário de valores mais estáveis no ano.

E por falar no preço médio do bezerro, clique aqui e confira a evolução mensal dos dados da categoria entre janeiro de 2020 e a parcial de 2023.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Com relação ao animal pronto para o abate, o preço do boi gordo segue em queda e caminha para a maior perda entre os meses de abril em 2023. Clique aqui e confira a variação de preço entre os meses de abril, entre 2010 e 2023.

Vale destacar que o preço dos grãos tem acumulado queda muito acima da observada para o boi gordo no ano (clique aqui), o que é favorável quando avaliamos os custos da dieta da engorda confinada. Contudo, a relação de troca da reposição do rebanho piorou, o que mostra que a queda no preço do boi gordo não tem sido compensada totalmente pela queda nos custos de produção, uma vez que um dos principais gastos, da reposição, apresentou queda no poder de compra nos últimos meses.

Veja que a relação de troca de bezerros por boi gordo caiu em abril de 2023 comparado ao mesmo período de 2022. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo